Warm-up da primeira edição do "Festival Política" está a chegar a Coimbra!

FESTIVAL POLÍTICA pela primeira vez em Coimbra e em formato warm-up da edição que decorre em novembro de 2023
10 e 11 de fevereiro, Convento São Francisco
festivalpolitica.pt | facebook | instagram
Uma conversa com Dino D’Santiago sobre o papel da música no derrubar de fronteiras, uma oficina para crianças de sensibilização à importância dos ecossistemas, o retrato cinematográfico da música cigana em Portugal por Tiago Pereira e o espetáculo de humor mordaz mas assertivo de Hugo van der Ding preenchem dois dias de atividades gratuitas e inclusivas que servem de aquecimento à edição em Coimbra do maior evento dedicado aos direitos humanos e à cidadania do país, marcada para novembro.
Depois das edições em Lisboa, Braga e Loulé, o ano passado, que registaram 4000 participantes, o Festival Política chega agora a Coimbra, nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2023, para um warm-up da edição que acontece em novembro, na Cidade do Conhecimento.
O aquecimento do Política tem lugar no Convento São Francisco e faz-se através de quatro atividades imperdíveis e de entrada livre, que se desenrolam entre o debate, o cinema, a música e a performance, e que convidam à discussão e consciencialização cívica, individual e coletiva.
O músico Dino D’Santiago arranca o programa, a 10 de fevereiro, com uma conversa, dirigida às escolas, sobre o poder de transformação que a música e os artistas podem ter na sociedade. No Grande Auditório do Convento São Francisco, pelas 10h30, “A música pode derrubar muros?” é a questão colocada, num diálogo que conta ainda com a participação da vereadora da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Cortez Vaz. A entrada nesta iniciativa está limitada à comunidade escolar.
O dia seguinte começa às 11h00, no foyer do convento, pela mão da oficina Tangram - Somos Natureza: um workshop criativo e de sensibilização, para crianças entre os 6 e os 12 anos, que as desafia a refletir acerca do impacto das ações humanas na natureza. A partir do jogo tangram, os jovens vão pintar, colar, carimbar e desenhar diferentes elementos dos ecossistemas em cada peça, de forma a espelhar a sua riqueza e diversidade. Esta iniciativa é realizada no âmbito do projeto financiado pelo programa H2020 da Comissão Europeia “PHOENIX - The Rise of Citizens Voices for a Greener Europe” sobre processos participativos e meio ambiente. Para participar, as inscrições devem ser feitas através de participa.politica@gmail.com.
Às 17h00, na sala D. Afonso Henriques, estreia, desta vez em Coimbra, o documentário “A música invisível”, do realizador e investigador Tiago Pereira, que resulta de mais de 250 vídeos gravados com diferentes comunidades ciganas portuguesas, que deram origem ao projeto A Música Cigana A Gostar Dela Própria. Além da exibição do filme coproduzido pelo Festival Política, há um concerto com um artista da região e uma conversa dedicada à música cigana no país.
Na mesma sala, quando forem 21h30, sobe ao palco o autor e humorista Hugo van der Ding para apresentar o espetáculo “A grande mentira”. Nesta aula ao vivo, dedicada ao tema da inclusão, van der Ding usa como pano de fundo a História e as suas personagens mais ou menos recomendáveis.
De forma a promover a acessibilidade do público, todas as sessões são acompanhadas de interpretação para Língua Gestual Portuguesa (na oficina Tangram - Somos Natureza, mediante solicitação prévia por e-mail) e o filme é legendado em português. Os bilhetes gratuitos podem ser levantados na bilheteira do Convento São Francisco, diariamente, entre as 15h00 e as 20h00. É permitido o levantamento de dois ingressos por pessoa, de acordo com a lotação definida para cada evento.
Numa primeira aproximação à edição oficial de 2023, apontada para novembro, Coimbra estreia-se enquanto plataforma de transmissão da dinâmica e do espírito que reflete a preciosa e urgente programação do Festival Política, nos dias 10 e 11 de fevereiro, com quatro propostas obrigatórias, no Convento São Francisco.
O Festival Política é um conceito da Associação Isonomia e conta com a direção artística de Bárbara Rosa e Rui Oliveira Marques. Este warm-up resulta de uma coprodução Festival Política e Câmara Municipal de Coimbra, envolvendo a parceria intersectorial da Divisão do Convento São Francisco, Divisão de Educação, Divisão de Ação Social e Gabinete para a Igualdade e Inclusão da autarquia. Conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cidadania e Migrações e a parceria de programação com o Centro de Estudos Sociais - Universidade de Coimbra/Programa H2020 da Comissão Europeia “PHOENIX - The Rise of Citizens Voices for a Greener Europe”. Em 2022, o festival decorreu no Cinema São Jorge, de 21 a 24 de abril (Lisboa), no Centro de Juventude de Braga, de 5 a 7 de maio (Braga), e em vários espaços de Loulé, entre 22 e 24 de setembro.
Toda a informação em www.festivalpolitica.pt
A charmosa aldeia de Janeiro de Cima, no concelho do Fundão, volta a ser ponto de encontro entre a criação artística contemporânea e a paisagem inspiradora das Aldeias do Xisto.
Os Mercadinhos da Margem Esquerda são uma iniciativa colaborativa e experimental, que envolve entidades sociais de Coimbra com produções agrícolas próprias.
A exposição pode ser visitada, de quarta-feira, a domingo, das 11h às 19h, com entrada livre.
“Lojas históricas de Coimbra” é o nome desta obra da autoria de Ana Filipa Fonte e Sara Reis, que através dos olhares e memórias (…)
Numa lógica de de aproximação à democracia cultural, Verão a Dois Tempos propõe um festival multidisciplinar de artes, na zona histórica da cidade,
Como complemento à exposição, no dia 17 de junho, entre as 14h30 e as 16h00, haverá uma sessão de informação com o tema “Tráfico de Seres Humanos: conhecer e agir”, aberta ao público.
Entre os dias 2 e 4 de junho, o festival assume um foco especial no cinema, com sessões no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) e no Auditório Salgado Zenha.
Ao longo de onze horas consecutivas, entre as 15h e as 02h da madrugada, o festival irá distribuir momentos únicos de convivência, arte e descoberta, com atividades pensadas para todos os públicos.
O Projecto 278 será ainda acompanhado pelo multipremiado realizador belga Ryan Le Garrec, conhecido pelas suas …
Realizam-se todos os segundos domingos de cada mês, pelo que a próxima edição irá acontecer a 11 de maio, das 10h00 às 18h00, na Alameda do UC Exploratório.
A Feira de Artesanato e Gastronomia 2025, que se realiza de 7 a 15 de junho, apresenta nove dias de música com o palco principal a combinar bandas locais com artistas nacionais e internacionais
A digressão inclui várias datas em Portugal, com concertos agendados para Braga, 25 de outubro, Porto, 30 de outubro, Coimbra, 31 de outubro, e Lisboa, 01 de dezembro.
No domingo, 4 de maio, a Quinta das Lágrimas assinala o Dia da Mãe com um almoço especial no restaurante Pedro & Inês, em Coimbra.
A 13 de maio, a Blue House assinala um marco simbólico: a realização da 200.ª sessão do Café Curto.
O rapper sobe ao palco no dia 30 de maio para um espetáculo que promete ser inesquecível.
O programa proporciona visitas guiadas, orientadas por voluntários ou comentadas por especialistas, de acesso gratuito, e com duração média de 30 minutos.
Fica o convite para que todos possam conhecer algumas das imagens mais impactantes recolhidas pelo Hubble e testemunhar a história espacial(…)
O evento contará com duas modalidades – uma corrida de 10 km e uma caminhada de 5 km – com partida e chegada na Praça da Canção, em Coimbra.
De acordo com o Município de Penacova, "a exposição promete ser um dos pontos altos da programação cultural nacional de 2025, proporcionando um
O projeto Tipos de Coimbra, dedicado à salvaguarda, resgate e preservação de letreiros publicitários com valor histórico e relevância para a memória coletiva da cidade,
Este festival não é apenas sobre sentir-se bem; também apoia uma causa solidária.
É nesta multiplicidade de movimentos e intérpretes que a primavera e a dança chegam a Coimbra, com propostas entre o experimental e o mainstream, com projetos de comunidade ou de inclusão.
Estas sete novas confirmações juntam-se aos portugueses Táxi, Mão Morta, MARTA REN, Maquina, Aggressive Girls e The Pages, aos espanhóis Biznaga, ao belga Landrose,
A funcionar desde 1942, o Mercado do Calhabé é uma referência para quem gosta de comprar a agricultores locais e valoriza produtos biológicos.
A quarta edição do 231 Fest – festival da Juventude da Mealhada tem como cabeças de cartaz Lon3r Johny, Dillaz, VSP AST e DJ Shannon Booth.
No dia 13 de março de 2025, quinta-feira, às 12h00, no UC Exploratório, será inaugurada a próxima grande exposição do UC Exploratório - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra.
A Queima das Fitas de Coimbra 2025 promete mais uma edição inesquecível, e os primeiros artistas anunciados já estão a gerar grande entusiasmo.
Talvez fique surpreendido mas há muitos e bons segredos escondidos na Baixa de Coimbra. Mas não se preocupe, vamos já partilhar tudo consigo.
“O Principezinho”, o musical para toda a família que representa a infância inconsciente dentro de cada adulto através de sentimentos de amor, esperança e inocência.
Concertos com Ricardo Ribeiro, Selma Uamusse, Jordi Savall, a maestrina Tomomi Nishimoto e outros nomes de destaque da música nacional e internacional