Em Coimbra... o Natal é no Comércio Local!
Já não dá para ignorar. Num abrir e fechar de olhos já é Natal novamente. E o Natal pode ser, e é, muitas coisas. É amor, partilha, magia e encanto, família reunida, mesa cheia e reencontros. E quase inevitavelmente é também consumismo porque é através dos presentes e lembranças que, nesta época, mostramos afeto pelos que mais amamos.
Então, se vamos comprar presentes porque não comprar no comércio tradicional? Apoiamos pequenos negócios, damos vida à Baixa e ainda é muito melhor em termos de sustentabilidade porque não se coloca a questão de produção em massa. Parece-nos que temos aqui uma “win win situation”. Por isso e porque não queremos que lhe falte nada trazemos um roteiro para um dia perfeito de compras de Natal. Sem confusões, sem correria, sem filas e stress. Não acredita que é possível? Então venha connosco!
O dia é o leitor que escolhe… tanto pode ser um sábado como um dia de semana.
Começamos a tomar um café na esplanada da Briosa e como é Natal e ninguém leva a mal come também um docinho para ganhar energia para as compras.
Café tomado seguimos para a Rua Ferreira Borges para começar as compras. Logo no início da Rua encontra a Lory Kids, uma marca com duas lojas, uma em frente à outra, com roupa infantil dos 0 aos 16 anos. As lojas são multimarca e não vão faltar opções para os mais novos.
Mais à frente encontramos a sempre elegante Loja das Meias Coimbra, também com duas lojas, uma de homem e outra de senhora. Aqui as marcas são os clássicos que dispensam apresentações: Hugo Boss, Paul & Shark, Polo Ralph Lauren, Anna Mora e muitas mais.
Ainda na Rua Ferreira Borges, no número 127, temos uma loja onde vai encontrar os presentes mais tradicionais mas também os mais modernos e originais. Falamos, claro está, da Trouxa Mocha. Calçado, Roupa, acessórios e artigos para casa, tudo produzido em oficinas tradicionais portuguesas.
E se lhe dissermos que poucos passos à frente podem comprar um chapéu numa das lojas mais antigas da Baixa? Falamos da Chapelaria e Camisaria Salgueiro’s, loja com mais de um século e que funcionou sempre no mesmo ramo, a chapelaria. Aqui o leitor vai encontrar camisas nacionais de excelente e inigualável qualidade e, também, os chapéus, boinas e bonés da fábrica mais antiga da Europa.
Ainda nem saímos da Rua Ferreira Borges e já viu quantas opções lhe demos?
Continuamos então para a Visconde da Luz e começamos por uma das lojas com mais pinta da Baixa, a Gang of Four que já dispensa apresentações. Localizada no primeiro andar do número 72 esta é uma loja multimarca de roupa casual onde vai encontrar marcas como: Fred Perry, Levi’s, Obey, Dickies, entre outras.
Poucos passos à frente temos a Sportino. Uma loja que trouxe muita vida à Visconde da Luz pelo seu design diferenciador. Aqui o leitor vai encontrar mais de 100 marcas ao seu dispor onde o calçado desportivo e a roupa casual são protagonistas.
Mas se o leitor não quer roupa, nem calçado mas está à procura de têxteis para o lar não podemos deixar de sugerir a Casa dos Linhos e a Casa dos Enxovais. Ambas na Visconde da Luz e ambas uma referência no comércio tradicional da cidade. Se bem que se falamos de têxteis para o lar temos de dar um salto rápido até à Praça do Comércio e mencionar aquela que será a loja mais antiga da Baixa de Coimbra, a Casa Confiança. Também ela uma referência de qualidade e diversidade de artigos têxteis para o lar.
Mas voltando à Visconde da Luz… O leitor já apreciava uma pausa para uma bebida quentinha, não já? Vamos já tratar disso! Aqui não faltam boas desculpas para a sua pausa. O Kaju, no número 179, a Confeitaria Doce Meu no número 2 e o Centenário Santa Cruz na Praça 8 de Maio.
E pronto, já estamos na Praça 8 de Maio e aqui há vários caminhos que o leitor pode escolher e todos o levam a mais presentes de Natal incríveis.
Se optar por seguir para a Rua da Sofia tem a Loja Cavalinho, a Casa Santa Isabel, uma loja especializada em artigos religiosos e onde vai encontrar os presépios mais bonitos e originais. Ainda na Rua da Sofia e se é do tipo que gosta de oferecer presentes de comer tem a Pastelaria Penta onde encontra os melhores doces e bolos da época. Quem é que resiste a um Bolo Rei ou a uma caixa de broinhas ou velhoses?
Mas se na Praça 8 de Maio optou por seguir pela Rua da Louça ou pela Rua do Corvo também não lhe faltam opções para continuar a comprar bonitas lembranças no comércio tradicional.
A Margem Deuforia por exemplo é uma sapataria com sapatos e carteiras às quais vai ser difícil resistir. Também as emblemáticas sapatarias Caravela, para adulto e criança, são ótimos locais para comprar sapatos de qualidade. Ou ainda a Loja Pedrosa que tem tudo para os Enxovais dos mais pequenos. Mas se o que pretende é oferecer um bom vinho, a loja A Camponeza é o local que procura.
Mas bem, a manhã passou e nem demos por ela. E que tal fazer uma pausa para almoço?! Sugerimos que siga até à zona do Quebra Costas. Aqui não faltam excelentes opções para almoçar e já falámos de algumas delas aqui.
E, já que está no Quebra Costas ainda vamos sugerir mais três locais incríveis para comprar presentes.
A chocolataria Equador onde só o cheiro aquece a alma. A Loja Laboratório Mau Feitio com marcas portuguesas criteriosamente selecionadas pela qualidade e design. Ou ainda a Ilustrações ao Vento onde vai encontrar ilustrações originais que o vão conquistar, não temos dúvidas.
E pronto, as nossas sugestões ficam por aqui porque o dia já vai longo mas fique com a certeza que muito mais haveria para partilhar.
Aceite o nosso convite e este Natal faça as suas compras no comércio tradicional. Aqui um dia de compras pode ser um dia bem passado.
Os bilhetes para as galas internacionais da 29ª edição dos Encontros Mágicos – Festival Internacional de Magia de Coimbra já estão à venda.