Últimos dias para ver a nova criação do Teatrão: "Ti Coragem & Filhos Lda."

Carlos Gomes © Ti Coragem & Filhos Lda
Esta semana, a temporada de Ti Coragem & Filhos Lda. na Oficina Municipal do Teatro (OMT) entra na sua reta final. A mais recente criação do Teatrão, adaptada a partir da tradução de António Sousa Ribeiro para “Mãe Coragem e Seus Filhos” de Bertolt Brecht e encenada por Marco Antonio Rodrigues, que também assina esta nova dramaturgia com Jorge Louraço Figueira, fará as suas últimas cinco apresentações às 19h de quarta, quinta-feira e domingo, e às 21h30 de sexta-feira e sábado. O espetáculo de sábado irá ainda contar com interpretação em Língua Gestual Portuguesa. Ti Coragem & Filhos Lda. é cenografada por Morgana Machado Marques, com o desenho de figurinos assinado por Helena Guerreiro e luz por Jonathan de Azevedo. Em palco, sete atores transportam-nos por uma história passada em tempo de guerra e que nos coloca frente a frente com uma mulher que faz tudo pelo bem do seu negócio, independentemente do que isso possa implicar para os que a rodeiam. O espetáculo tem música ao vivo, interpretada por Victor Torpedo (diretor musical), Ricardo Brito e Miguel Cordeio.
A primeira produção da companhia nesta temporada que assinala os seus 30 anos de existência tem sido extremamente bem recebida pelos espectadores, que têm correspondido positivamente aos desafios e questões levantadas pela peça. Continuando o trabalho de mediação de públicos que o Teatrão tem procurado com esta criação, de forma a ampliar a discussão sobre as problemáticas levantadas pelo espetáculo, o programa de atividades paralelas traz-nos esta semana a conclusão dos Ciclos “Brecht no Cinema” e “Tempo de Guerra”.

Carlos Gomes © Ti Coragem & Filhos Lda
A sessão desta semana do Ciclo Brecht no Cinema, organizado em parceria com o Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas (LIPA-UC), vai começar com um momento de comentário/conversa com Sérgio Dias Branco, professor e investigador de Estudos Fílmicos, coordenador do Mestrado em Estudos Artísticos e do LIPA-UC. Amanhã, a partir das 18h30, depois deste momento introdutório, será projetado o filme “Os carrascos também morrem”, um clássico do cinema de Hollywood realizado por Fritz Lang e escrito por Bertolt Brecht. Este noir de guerra traz-nos a alucinante e história de um patriota que, durante a ocupação nazi de Praga, assassina o brutal "carrasco da Europa", o Reichsprotektor Reinhard Heydrich. Quando o seu carro de fuga é encontrado, a aventura começa. A entrada na sessão é livre.
Já na quinta-feira, a parceria com a Faculdade de Economia (FEUC) e o Centro de Estudos Sociais (CES-UC) traz-nos a segunda conferência do ciclo Tempo de Guerra. Depois de uma primeira conferência muito bem-sucedida, o dia 9 de novembro leva até à Sala Polivalente da FEUC um painel de conversa que mergulha noutro eixo central da discussão proposta por “Ti Coragem & Filhos Lda.”: Media e os movimentos populistas e fascistas do séc. XXI.
Para conseguirmos descortinar e aprofundar este complexo tema, convidámos Sílvia Viana – socióloga, autora do livro "Rituais de Sofrimento" e docente na Escola de Administração de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV), com investigação em teoria crítica contemporânea, sociologia do trabalho e sociologia da cultura – e Sofia José Santos, professora de Relações Internacionais na FEUC e investigadora do CES-UC, onde coordena o projeto UNCOVER, e onde desenvolve, desde 2008, investigação sobre media, paz e violências, media e política externa, internet e tecnopolítica, e media e masculinidades. Além disso, a moderação estará a cargo de Clara Almeida Santos, jornalista de formação e professora no Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da FLUC, tendo sido vice-reitora da UC com os pelouros da Comunicação, Cultura, Património e Alumni entre 2011 e 2018, e fundadora da UCV - Televisão Web da Universidade de Coimbra.
O início desta conferência está marcado para as 17h, sendo a entrada livre.
As reservas estão disponíveis na OMT através dos contactos telefónicos e e-mail: 912 511 302 (custo de chamada para a rede móvel nacional), 239 714 013 (custo de chamada para a rede fixa nacional) ou info@oteatrao.com
Compra de bilhetes disponível na OMT, postos Ticketline e online em tinyurl.com/TCBilheteira.
A charmosa aldeia de Janeiro de Cima, no concelho do Fundão, volta a ser ponto de encontro entre a criação artística contemporânea e a paisagem inspiradora das Aldeias do Xisto.
Os Mercadinhos da Margem Esquerda são uma iniciativa colaborativa e experimental, que envolve entidades sociais de Coimbra com produções agrícolas próprias.
A exposição pode ser visitada, de quarta-feira, a domingo, das 11h às 19h, com entrada livre.
“Lojas históricas de Coimbra” é o nome desta obra da autoria de Ana Filipa Fonte e Sara Reis, que através dos olhares e memórias (…)
Numa lógica de de aproximação à democracia cultural, Verão a Dois Tempos propõe um festival multidisciplinar de artes, na zona histórica da cidade,
Como complemento à exposição, no dia 17 de junho, entre as 14h30 e as 16h00, haverá uma sessão de informação com o tema “Tráfico de Seres Humanos: conhecer e agir”, aberta ao público.
Entre os dias 2 e 4 de junho, o festival assume um foco especial no cinema, com sessões no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) e no Auditório Salgado Zenha.
Ao longo de onze horas consecutivas, entre as 15h e as 02h da madrugada, o festival irá distribuir momentos únicos de convivência, arte e descoberta, com atividades pensadas para todos os públicos.
O Projecto 278 será ainda acompanhado pelo multipremiado realizador belga Ryan Le Garrec, conhecido pelas suas …
Realizam-se todos os segundos domingos de cada mês, pelo que a próxima edição irá acontecer a 11 de maio, das 10h00 às 18h00, na Alameda do UC Exploratório.
A Feira de Artesanato e Gastronomia 2025, que se realiza de 7 a 15 de junho, apresenta nove dias de música com o palco principal a combinar bandas locais com artistas nacionais e internacionais
A digressão inclui várias datas em Portugal, com concertos agendados para Braga, 25 de outubro, Porto, 30 de outubro, Coimbra, 31 de outubro, e Lisboa, 01 de dezembro.
No domingo, 4 de maio, a Quinta das Lágrimas assinala o Dia da Mãe com um almoço especial no restaurante Pedro & Inês, em Coimbra.
A 13 de maio, a Blue House assinala um marco simbólico: a realização da 200.ª sessão do Café Curto.
O rapper sobe ao palco no dia 30 de maio para um espetáculo que promete ser inesquecível.
O programa proporciona visitas guiadas, orientadas por voluntários ou comentadas por especialistas, de acesso gratuito, e com duração média de 30 minutos.
Fica o convite para que todos possam conhecer algumas das imagens mais impactantes recolhidas pelo Hubble e testemunhar a história espacial(…)
O evento contará com duas modalidades – uma corrida de 10 km e uma caminhada de 5 km – com partida e chegada na Praça da Canção, em Coimbra.
De acordo com o Município de Penacova, "a exposição promete ser um dos pontos altos da programação cultural nacional de 2025, proporcionando um
O projeto Tipos de Coimbra, dedicado à salvaguarda, resgate e preservação de letreiros publicitários com valor histórico e relevância para a memória coletiva da cidade,
Este festival não é apenas sobre sentir-se bem; também apoia uma causa solidária.
É nesta multiplicidade de movimentos e intérpretes que a primavera e a dança chegam a Coimbra, com propostas entre o experimental e o mainstream, com projetos de comunidade ou de inclusão.
Estas sete novas confirmações juntam-se aos portugueses Táxi, Mão Morta, MARTA REN, Maquina, Aggressive Girls e The Pages, aos espanhóis Biznaga, ao belga Landrose,
A funcionar desde 1942, o Mercado do Calhabé é uma referência para quem gosta de comprar a agricultores locais e valoriza produtos biológicos.
A quarta edição do 231 Fest – festival da Juventude da Mealhada tem como cabeças de cartaz Lon3r Johny, Dillaz, VSP AST e DJ Shannon Booth.
No dia 13 de março de 2025, quinta-feira, às 12h00, no UC Exploratório, será inaugurada a próxima grande exposição do UC Exploratório - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra.
A Queima das Fitas de Coimbra 2025 promete mais uma edição inesquecível, e os primeiros artistas anunciados já estão a gerar grande entusiasmo.
Talvez fique surpreendido mas há muitos e bons segredos escondidos na Baixa de Coimbra. Mas não se preocupe, vamos já partilhar tudo consigo.
“O Principezinho”, o musical para toda a família que representa a infância inconsciente dentro de cada adulto através de sentimentos de amor, esperança e inocência.
Concertos com Ricardo Ribeiro, Selma Uamusse, Jordi Savall, a maestrina Tomomi Nishimoto e outros nomes de destaque da música nacional e internacional