Os melhores planos para aproveitar a cidade no feriado de 1 de maio!

Que tal algumas ideias para aproveitar o Dia do Trabalhador? Dependendo daquilo que gosta, pode ser uma oportunidade para relaxar, divertir-se ou até mesmo fazer algo produtivo. Aqui estão algumas sugestões para aproveitar a cidade. 

Brunch com família e amigos

Feriado é, tantas vezes, sinónimo de Brunch. E se ainda não conhece o Kaju - Brunch Restaurant, ponto de paragem obrigatória, no número 81 da Rua Visconde da Luz, aqui tem uma boa oportunidade para o conhecer. Com receitas confecionadas na hora com ingredientes frescos, o Kaju oferece um Menu bem variado que inclui, além das tradicionais panquecas, tostas e bagels, pratos orientais como os Tacos, Pad Thai, Caril de Frango ou Camarão e o Nasi Goreng. Ficou curioso/a? Fique ainda mais e espreite o nosso artigo sobre o Kaju aqui.  

Descobrir os mais recentes e jovens Restaurantes da Baixa de Coimbra

E, em alternativa ao brunch, aproveitamos para recomendar e sugerir que experimente ou repita um dos restaurantes mais jovens e recentes da Baixa. Primeiro porque valem mesmo a pena e, segundo, porque a cidade deve valorizar e apoiar quem, hoje, investe na zona do comércio tradicional. Para os apreciadores de gastronomia japonesa, sugerimos o MA, na Alta de Coimbra, que oferece uma experiência gastronómica única. Sugerimos, ainda, o Safra (encerra ao jantar) que propõe pratos confecionados com a colheita da época, o já consagrado Notes Bar & Kitchen (aberto nos dois feriados) e, "last but not least", a novíssima Taberna Noster (aberta nos dois dias), com deliciosos petiscos, na icônica Rua das Figueirinhas.

Esplanar ou Comer um Gelado

E, faça chuva ou faça sol, comer um gelado é sempre uma boa ideia. Proposta ainda mais aliciante quando a cidade oferece duas gelatarias com aqueles que podem muito bem ser considerados "dos melhores gelados do mundo": falamos, pois claro, da Doppo na Praça do Comércio e da Cosí no Quebra Costas. E se a Primavera nos brindar com dias quentes e solarengos, partilhamos o link para o nosso artigo com as melhores esplanadas de Coimbra. 

Ser turista na própria cidade 

São vários os circuitos turísticos que o Turismo da Universidade oferece e, suspeitamos nós, que muitos Coimbrinhas ainda não os conhecem. Propomos, assim, que descubra Coimbra através do olhar de quem a visita pela primeira vez: faça uma visita guiada pelo Paço das Escolas, deslumbre-se na mítica Biblioteca Joanina e visite a Estufa Grande do Jardim Botânico. Neste tópico Cultural, não podíamos deixar de incluir uma volta no Comboio do Património: embarque nesta viagem pelos locais mais emblemáticos da cidade como o Portugal dos Pequenitos, a Rua da Sofia, a Universidade, o Jardim Botânico, a Sé Velha... uma forma divertida de dar a conhecer a cidade aos mais pequenos. 

Feriado com crianças 

E, por falar nos "miúdos", deixamos mais algumas sugestões para os entreter. Se o tempo permitir, porque não fazer um piquenique na Mata Nacional do Choupal? É uma ideia gira que certamente vai agradar aos miúdos mas aos graúdos também. Através da história de amor de D. Pedro e D. Inês de Castro, leve-os a explorar os bonitos jardins da Quinta das Lágrimas enquanto viajam ao passado e estimulam o seu lado mais imaginário. Se o tempo não estiver propício a atividades ao ar livre, o Centro de Ciência Viva (das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00) é sempre uma boa opção para os entreter com programas para toda a família e para todas as idades. Por exemplo, no espaço CriaAtividade "os jovens exploradores, dos 0 aos 12 anos, em grupo ou em família, são desafiados a construir e a reconstruir, respondendo a um conjunto de desafios que apelam a um forte espírito de equipa, mas também à imaginação e ao empenho de cada um."

"Coimbra dos doutores, Pra nós os teus cantores, A Fonte dos Amores és tu..."

"Associada à boémia Coimbrã, diz a história que a tradição dos estudantes a cantar nas ruas de Coimbra é conhecida desde o séc. XVI." Hoje é no Fado ao Centro, no centenário Café Santa Cruz, no Diligência Bar, no Quebra o Galho e no àCapella que pode assistir a espetáculos de Guitarra de Coimbra, Fado e até serentas. Haveria melhor sugestão para terminar este artigo "um feriado na cidade"? 

Se ainda não ficou convencido(a), veja todos os destaques que temos para si na nossa agenda! Bons eventos!

COIMBRAEXPLOREComentário