Baile folk no regresso da música à Tabacaria!

Na sexta-feira, às 22h, a música regressa à Tabacaria e vem em modo dançante, com o baile folk das Espiral. O trio composto por Anne Clément (flautas de bisel, tin whistle, gaita-de-foles galega), Emiliana Silva (violino) e Sara Vidal (harpa celta, guitarra acústica, voz) formou-se há mais de 10 anos, desde então, tem feito uma carreira que tem passado por apresentações em alguns dos maiores festivais de música folclórica da Península Ibérica. O grupo promete uma noite de alegria e animação, numa viagem pelo imaginário celta através das sonoridades tradicionais da música da Galiza, Irlanda, Escócia, País de Gales ou Bretanha, a par de composições próprias que partem das raízes celtas que ainda perduram na música tradicional portuguesa. 

 

Os bilhetes têm um preço único de 6€ e podem ser adquiridos na Oficina Municipal do Teatro (OMT) ou na Ticketline através de https://tinyurl.com/EspiralTabacaria

 

Além disso, ao longo desta semana, o Teatrão promove várias atividades com entrada livre em todos os restantes dias até domingo. O ciclo Quem Sabe, Sabe irá contar com apresentações diárias em várias IPSS da cidade. Na terça-feira, a companhia estará no Centro Social Nossa Senhora da Conceição às 15h30. Na quarta-feira, há duas apresentações, a primeira às 14h30, na Venerável Ordem Terceira da Penitência de S. Francisco, e outra às 15h no Centro Social de São Pedro. Depois, na quinta-feira às 14h, abrem-se as portas da ANAI. Já na sexta-feira, às 14h, é vez dos utentes do Centro Rainha Santa Isabel e Lar Santo António se apresentarem. 

 

Neste ciclo de formação do projeto Teatro e Memória, o Teatrão focou-se na criação de performances centradas na experiência e destreza das mãos de cada participante. A entrada é livre e aberta ao público geral. O projeto Teatro e Memória existe desde 2016 e tem o apoio do Projeto Socioeducativo, Intergeracional e Cultural do Município de Coimbra.

 

Entretanto, as Leituras Encenadas d’A Fantasia Futurista continuam na Sala Grande da OMT, que abre portas na terça e na quinta-feira às 19h para a leitura de "Caldo Entornado", de Inês Filipe, e de “O Chão Sob Seus Pés", de Paula Autran, respetivamente. Estas são as primeiras apresentações públicas dos textos que venceram este concurso de novas dramaturgias lusófonas e decorrem no seguimento do lançamento do livro “A Fantasia Futurista – Dramaturgia lusófona nos 50 anos de Abril", que compila estes cinco textos premiados, no passado dia 21 de março (e que está disponível para compra na OMT).

 

A entrada em todas as apresentações é gratuita, sendo necessário reservar. O grupo de intérpretes que vai apresentar estes textos foi selecionado a partir de mais de 30 candidaturas que recebemos em resposta à call lançada em fevereiro deste ano. É composto por pessoas com e sem experiência teatral que estão a trabalhar sob a direção de Marco Antonio Rodrigues. A Fantasia Futurista é o principal projeto que o Teatrão criou para assinalar os 50 anos do 25 de Abril.

 

No fim de semana, o projeto 3DÊS – Em Campanha para Descentralizar, Discutir e Democratizar a Culturacontinua a levar “A Grande Emissão do Mundo Português” até freguesias fora do centro de Coimbra. No sábado, às 21h30, o espetáculo é apresentado na Associação da Zouparria e, domingo às 19h, sobe a palco no Centro Popular de Trabalhadores de Sobral de Ceira. A entrada é livre, mas sujeita a reserva3DÊS – Em Campanha para Descentralizar, Discutir e Democratizar a Cultura é um projeto apoiado pelo programa Arte Pela Democracia que, inspirado pelas Campanhas do MFA, procura trabalhar o acesso cultural de populações fora dos centros urbanos da cidade de Coimbra. 

 

Mais informações e reservas na OMT ou em www.oteatrao.com

COIMBRAEXPLOREComentário