10 contas de Instagram que são verdadeiras montras da cidade!

Aqui e sabemos bem que por aí é igual, somos uns eternos apaixonados por Coimbra. Por isso não desperdiçamos nenhuma oportunidade para a ver, rever, ver de diferentes ângulos e perspetivas e redescobrir o que tem de melhor. Para isso, selecionámos 10 contas do Instagram que são verdadeiras montras da cidade e que não podes deixar de seguir.
Começamos com a conta do Município - @municipiodecoimbra. Aqui vais encontrar não só a programação oficial da cidade, mas também, informações relevantes como o condicionamento do trânsito, inaugurações, reuniões da câmara, entre outros.
Vamos abrir uma exceção e incluir nesta lista a conta do Turismo Centro de Portugal - @centro_de_portugal. Não sendo uma página exclusiva a Coimbra tem tantas fotografias bonitas do centro do país, de locais aqui tão pertinho que não podíamos deixar de mencionar.
Para quem gosta de estar a par de todas as novidades, de tudo o que vai abrindo e acontecendo pela cidade, a conta do New in Coimbra - @newincoimbra é obrigatória. É “uma revista de lifestyle, cultura e consumo em Coimbra”. Queres saber qual é o doce mais apreciado da região? Ou quais são as luzes de Natal mais bonitas do distrito de Coimbra? A NIC responde, só tens de ir seguir.
E a conta Viva Coimbra! - @vivacoimbra, já conheces? Aqui vais descobrir a cidade através do olhar de Liana Barros Daiha, uma publicitária brasileira que se deixou levar pelos encantos da cidade dos estudantes desde 2016. Aqui não faltam programas do que fazer e explorar pela cidade, roteiros e os eventos que não vais querer perder. Tudo isto com lindas fotografias e vídeos de Coimbra.
Para os apaixonados por Street Art, a Coimbra Street Art - @coimbrastreetart é obrigatória. O arquiteto Rafael Vieira leva-nos numa viagem pela arte urbana não só de Coimbra mas de todo o distrito. Aqui vais perder-te em fotografias e detalhes que muitas vezes na correria dos dias nos passam despercebidas.
A nossa próxima sugestão acreditamos que já tenhas nas tuas contas a seguir. A Coimbra Coolectiva - @coimbracoolectiva é já uma referência no jornalismo da cidade. Aqui encontramos os artigos mais interessantes, as abordagens mais originais e necessárias para lançar o debate e encontrar soluções.
Se, como nós, gostas de ângulos diferentes e originais a conta Mapas CCC - @mapasccc é o que estás à procura. Paula Vale Marques é a autora desta página e tem um olhar super atento. As suas fotografias já deram origem a bonito merchandising com ilustrações da cidade. Vale mesmo a pena.
Apaixonados pelo comércio tradicional temos? A conta Coimbra Comércio - @coimbracomercio é uma plataforma online que divulga o comércio e a produção local do concelho de Coimbra.
Para quem gosta de explorar a cidade com os mais novos, quer sejam filhos, sobrinhos ou netos, a conta Coimbra para miúdos - @coimbraparamiudos é uma grande ajuda. Mãe e filha exploram a cidade e relatam as suas experiências, ao mesmo tempo que partilham a programação infantil do distrito.
E, para terminar, deixem-nos puxar a brasa à nossa sardinha. Na conta da Nuvideia - @nuvideia no Instagram vão encontrar o relato de duas empreendedoras que são apaixonadas pela Baixa de Coimbra e criaram uma rubrica sobre os comerciantes mais antigos da cidade. Verdadeiras histórias de vida dedicadas ao comércio local da nossa cidade. Podem encontrar a rubrica disponível aqui -
E pronto, estas são as 10 contas de Instagram que não podes mesmo perder se és apaixonado por Coimbra.
Deves estar a pensar, então e não falam da conta de Instagram do CoimbraExplore - @coimbraexplore? Ora bem, não falámos porque temos a certeza que como és um apaixonado pela nossa cidade e gostas de estar sempre a par de tudo o que acontece e de ter os melhores programas e roteiros, já há muito que nos segues também no Instagram, verdade?
Nuvideia
Os visitantes voltam a ter a possibilidade de participar em oficinas de culinária, desta vez dedicadas à confeção de barritas de cereais, de base vegetal (…)
Mais do que um evento cervejeiro, o Brew! Coimbra é hoje um ponto de encontro intergeracional, que combina cerveja, gastronomia, música (…)
Um dos grandes destaques é a forte aposta na programação musical para este arranque de temporada, que inclui vários eventos na Sala Grande, além dos já habituais concertos na Tabacaria.
O fim do verão está a chegar e o CoimbraShopping vai celebrar a rentrée com um evento especial dedicado à arte, cultura e criatividade.
As fotografias expostas refletem quatro grandes eixos temáticos: património natural, paisagens e biodiversidade;
Os bilhetes para as galas internacionais da 29ª edição dos Encontros Mágicos – Festival Internacional de Magia de Coimbra já estão à venda.
Concertos com Ricardo Ribeiro, Selma Uamusse, Jordi Savall, a maestrina Tomomi Nishimoto e outros nomes de destaque da música nacional e internacional
A charmosa aldeia de Janeiro de Cima, no concelho do Fundão, volta a ser ponto de encontro entre a criação artística contemporânea e a paisagem inspiradora das Aldeias do Xisto.
Os Mercadinhos da Margem Esquerda são uma iniciativa colaborativa e experimental, que envolve entidades sociais de Coimbra com produções agrícolas próprias.
A exposição pode ser visitada, de quarta-feira, a domingo, das 11h às 19h, com entrada livre.
“Lojas históricas de Coimbra” é o nome desta obra da autoria de Ana Filipa Fonte e Sara Reis, que através dos olhares e memórias (…)
Numa lógica de de aproximação à democracia cultural, Verão a Dois Tempos propõe um festival multidisciplinar de artes, na zona histórica da cidade,
Como complemento à exposição, no dia 17 de junho, entre as 14h30 e as 16h00, haverá uma sessão de informação com o tema “Tráfico de Seres Humanos: conhecer e agir”, aberta ao público.
Entre os dias 2 e 4 de junho, o festival assume um foco especial no cinema, com sessões no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) e no Auditório Salgado Zenha.
Ao longo de onze horas consecutivas, entre as 15h e as 02h da madrugada, o festival irá distribuir momentos únicos de convivência, arte e descoberta, com atividades pensadas para todos os públicos.
O Projecto 278 será ainda acompanhado pelo multipremiado realizador belga Ryan Le Garrec, conhecido pelas suas …
Realizam-se todos os segundos domingos de cada mês, pelo que a próxima edição irá acontecer a 11 de maio, das 10h00 às 18h00, na Alameda do UC Exploratório.
A Feira de Artesanato e Gastronomia 2025, que se realiza de 7 a 15 de junho, apresenta nove dias de música com o palco principal a combinar bandas locais com artistas nacionais e internacionais
A digressão inclui várias datas em Portugal, com concertos agendados para Braga, 25 de outubro, Porto, 30 de outubro, Coimbra, 31 de outubro, e Lisboa, 01 de dezembro.
No domingo, 4 de maio, a Quinta das Lágrimas assinala o Dia da Mãe com um almoço especial no restaurante Pedro & Inês, em Coimbra.
A 13 de maio, a Blue House assinala um marco simbólico: a realização da 200.ª sessão do Café Curto.
O rapper sobe ao palco no dia 30 de maio para um espetáculo que promete ser inesquecível.
O programa proporciona visitas guiadas, orientadas por voluntários ou comentadas por especialistas, de acesso gratuito, e com duração média de 30 minutos.
Fica o convite para que todos possam conhecer algumas das imagens mais impactantes recolhidas pelo Hubble e testemunhar a história espacial(…)
O evento contará com duas modalidades – uma corrida de 10 km e uma caminhada de 5 km – com partida e chegada na Praça da Canção, em Coimbra.
De acordo com o Município de Penacova, "a exposição promete ser um dos pontos altos da programação cultural nacional de 2025, proporcionando um
O projeto Tipos de Coimbra, dedicado à salvaguarda, resgate e preservação de letreiros publicitários com valor histórico e relevância para a memória coletiva da cidade,
Este festival não é apenas sobre sentir-se bem; também apoia uma causa solidária.
É nesta multiplicidade de movimentos e intérpretes que a primavera e a dança chegam a Coimbra, com propostas entre o experimental e o mainstream, com projetos de comunidade ou de inclusão.
Lojas Históricas de Coimbra é o nome desta obra documental da autoria de Ana Filipa Fonte e de Sara Reis, as quais, através dos olhares e memórias dos diversos lojistas,(…)