Figueira da Foz lança programa para valorizar e preservar o sal
«Sustentar» é o nome do programa que oferece 6 bolsas para 6 projectos que estão a ser implementados em território nacional como resposta aos actuais desafios ecológicos e sociais. É o caso do Núcleo Museológico do Sal, na Figueira da Foz.
Há muitos anos que o município da Figueira da Foz trabalha para valorizar e preservar o sal. A exploração de sal teve sempre um papel determinante na economia local— as referências mais antigas a essa actividade, bem como à Ilha da Morraceira, remontam ao longínquo ano de 1166. Reconhecendo o potencial natural e cultural do salgado enquanto alavanca de desenvolvimento sustentável do território, o município adquiriu a Salina do Corredor da Cobra, com o intuito de promover a reactivação e manutenção contínua da actividade salineira.
O Núcleo Museológico do Sal, um complexo cultural e ambiental que integra um armazém de sal, uma rota pedestre pelo salgado, uma rota fluvial pelo estuário do Rio Mondego e ainda um observatório de aves, é a tangibilização do intuito de salvaguardar a Salina do Corredor da Cobra enquanto património natural e cultural.
"O «Sustentar» pretende valorizar, com o contributo das artes visuais, iniciativas experimentais relacionadas com práticas de sustentabilidade que estão a ser implementadas em território nacional", afirma Virgílio Ferreira, director artístico da Ci.CLO e da Bienal Fotografia do Porto e coordenador do programa Sustentar.
Até 23 de fevereiro, podem candidatar-se artistas nacionais e estrangeiros residentes em Portugal que usem a fotografia e/ou vídeo como meio de expressão. 6 bolsas, 6 projetos, 6 territórios, 6 exposições para «Sustentar» projectos já implantados ou em fase de implantação em vários pontos do país. A sustentabilidade social e/ou ambiental é o denominador comum deste programa organizado e produzido pela Ci.CLO Plataforma de Fotografia que, recorde-se, promoveu a I Bienal Fotografia do Porto.
Produzido pela Ci.CLO, em parceria com as Câmaras Municipais de Mértola, Évora, Figueira da Foz, Loulé e Setúbal e a EDIA, este programa de criação artística culminará numa exposição itinerante, que será integrada na programação da Bienal′21 Fotografia do Porto e nos vários espaços expositivos dos parceiros envolvidos.
Os seis artistas seleccionados irão desenvolver os seus projectos com acompanhamento curatorial de Virgílio Ferreira; Pablo Berástegui, curador e director da Galeria de Fotografia Salut au Monde e Krzysztof Candrowicz, curador, director de arte, investigador, educador e ex-director artístico da Triennale der Photographie Hamburg. O programa incluirá ainda dois workshops orientados por Jayne Dyer, Gil Penha-Lopes e Álvaro Domingues.
No domingo, 4 de maio, a Quinta das Lágrimas assinala o Dia da Mãe com um almoço especial no restaurante Pedro & Inês, em Coimbra.
A 13 de maio, a Blue House assinala um marco simbólico: a realização da 200.ª sessão do Café Curto.
O rapper sobe ao palco no dia 30 de maio para um espetáculo que promete ser inesquecível.
O programa proporciona visitas guiadas, orientadas por voluntários ou comentadas por especialistas, de acesso gratuito, e com duração média de 30 minutos.
Fica o convite para que todos possam conhecer algumas das imagens mais impactantes recolhidas pelo Hubble e testemunhar a história espacial(…)
O evento contará com duas modalidades – uma corrida de 10 km e uma caminhada de 5 km – com partida e chegada na Praça da Canção, em Coimbra.
De acordo com o Município de Penacova, "a exposição promete ser um dos pontos altos da programação cultural nacional de 2025, proporcionando um
O projeto Tipos de Coimbra, dedicado à salvaguarda, resgate e preservação de letreiros publicitários com valor histórico e relevância para a memória coletiva da cidade,
Este festival não é apenas sobre sentir-se bem; também apoia uma causa solidária.
Nesta formação intimista, o artista apresenta um repertório que explora tanto os grandes sucessos como os temas mais recentes (…)
É a maior festa Académica de toda a Europa e realiza-se em maio ao longo de oito dias, tantos quantas as Faculdades existentes na Universidade de Coimbra.
Algumas casas das ruas do Centro Histórico vão ser transformadas, por particulares e associações locais, em local de convívio,
Axl Rose passará por Coimbra a 6 de junho. Os bilhetes para o espetáculo ficam disponíveis a 26 de novembro
A digressão inclui várias datas em Portugal, com concertos agendados para Braga, 25 de outubro, Porto, 30 de outubro, Coimbra, 31 de outubro, e Lisboa, 01 de dezembro.