Ukestra do Medio de Santiago de Compostela no Teatrão em Coimbra

Uma orquestra de ukuleles que chega diretamente de Santiago de Compostela para tocar na Tabacaria no último dia de maio. Os seis elementos da Ukestra do Medio passam por Coimbra para mostrar músicas do seu primeiro EP, "Em principio...". O concerto tem início logo após a apresentação de "Ala de Criados", a nova produção do Teatrão que estará em cena até dia 9 de junho.

É um erro comum, confundir um ukuele com um cavaquinho português, mas um erro honesto. Os ukuleles apareceram há cerca de dois séculos atrás, nas ilhas havaianas, inspirados pela braguinha madeirense, um instrumento levado para lá por emigrantes portugueses, e que tem, por sua vez, origens no nosso cavaquinho. São muito semelhantes, de facto: ambos partilham a forma de uma guitarra em pequena escala, quatro cordas, e são tocados com rasgados ou dedilhados. Hoje, os ukuleles são tocados por todo o mundo. E Santiago de Compostela não é exceção. A Ukestra do Medio vem dessa cidade do noroeste de Espanha, local de peregrinação cristã e casa da Escola do Medio, academia que lhes dá nome e onde começou o projeto que traz música à Tabacaria dia 31 de maio.

A Ukestra é composta por seis elementos: Sara Piñero e Kátia Mera, os dois ukuleles sopranos do projeto, Alfonso Collazo e o seu ukulele tenor, César Parcero com o ukulele baritono e o ukulele ressonador, Alberte, no baixo acústico e no banjolele, e Yolanda Porto, no cajón. Todos emprestam a voz ao projeto que em 2017 gravou o seu primeiro EP. "Em principio...", com quatro faixas, apresenta músicas bastantes familiares ao ouvido do público. É o caso de "Friday I'm in Love", uma das mais famosas dos The Cure, ou de "Pasas mía, cari?", originalmente "Don't you want me", dos The Human League, aqui adaptada ao galego.

Rock'n'roll, country, tango e bossa nova, música popular portuguesa e galega, e até son jarocho mexicano são as sonoridades que podemos ouvir nas atuações do conjunto que desde 2013 já pisou múltiplos palcos e festivais da Galiza e que há dois anos voou até ao Reino Unido para uma pequena digressão. Na passagem por Portugal, trazem os ukuleles até Coimbra, a convite de Kaló, baterista dos Twist Connection.

A Ukestra do Medio sobe a palco depois da apresentação de "Ala de Criados", o mais recente espetáculo do Teatrão.

Ukestra do Medio

31 de maio

23h30

Entrada: 5€

COIMBRAEXPLOREComentário