Sala da Cidade de Coimbra acolhe algumas das novas obras da coleção do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra
A Sala da Cidade de Coimbra acolhe a partir de quarta-feira uma exposição, na qual são apresentadas algumas das novas obras da coleção do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, entre elas uma peça da artista egípcia Anna Boghiguian.
A inauguração da exposição "Sob o signo de Saturno ou a permanência de uma ideia improvável", organizada pela Câmara Municipal de Coimbra, decorre às 17:00 e está presente na Sala da Cidade até 20 de março, informou hoje o Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC).
Segundo o diretor do CAPC, Carlos Antunes, estarão expostas acima de tudo obras que entraram para a coleção no último ano, sendo todas elas doadas pelos artistas.
Entre as obras da exposição, estará a peça "The ABC of Life", da artista egípcia de ascendência arménia Anna Boghiguian, que participou na última edição da bienal de arte contemporânea de Coimbra Anozero, em 2019, e que decidiu fazer "um depósito de longo prazo na coleção do Círculo", explicou.
"Creio que [Anna Boghiguian, que tem peças nas coleções do Museum of Modern Art ou no Guggenheim] não tem peças em coleções em Portugal", salientou Carlos Antunes.
Para além da artista egípcia, estarão presentes obras de José Spaniol, Cadu, Belén Uriel, Luis Felipe Ortega, António Barros, Isaura Pena, Ruben Palma Ramos e Jorge das Neves.
"Muitos artistas, curiosamente, sentem necessidade de deixar obras para a coleção do Círculo e a sua coleção sempre foi muito feita a partir da generosidade dos artistas", vincou Carlos Antunes.
A exposição, para além de contar com a presença de artistas com uma "forte ligação" ao CAPC, como é o caso de António Barros e Jorge das Neves, dá conta "de um eixo ibero-americano" que a instituição pretende evidenciar, ao mesmo tempo que "consagra o Círculo como um lugar de criadores", realçou.
O Mercado de Natal 2025 irá decorrer entre os dias 28 de novembro e 23 de dezembro de 2025, na emblemática Praça do Comércio
O Castelo Mágico em Montemor-o-Velho está de regresso para mais uma edição repleta de fantasia e diversão.
De 29 de novembro a 6 de janeiro, o Portugal dos Pequenitos transforma-se num verdadeiro mundo de magia natalícia, (…)
Deixe-se envolver pelo mais autêntico espírito de Natal. Entre o céu mais estrelado e a as paisagens da serra, sinta o sabor, o encanto e o aconchego do Natal de outros tempos.
"Em Casa D’ Amália" é um programa televisivo que ecoa as noites lendárias em que Amália Rodrigues abria as portas de sua casa a personalidades das mais diversas artes.
No dia 17 de janeiro, às 21h30, o Grande Auditório recebe Sakamoto 1996, um concerto de 70 minutos (M/6) que celebra o legado do aclamado compositor japonês Ryuichi Sakamoto, falecido em março de 2023.
Com a chegada da época natalícia, a Associação Quatro Patas e Focinhos volta a reforçar o verdadeiro espírito desta quadra: a partilha.
O Castelo Mágico reforça a programação de dezembro com a presença de mascotes convidadas que prometem animar as famílias e acrescentar ainda mais encanto ao ambiente festivo dentro das muralhas.
Mais do que um simples mercado, o evento distingue-se pela sua atmosfera única, onde se cruzam a beleza arquitetónica do Seminário, o espírito comunitário e a celebração artística e espiritual da época natalícia.
O Mercado de Natal da Baixa de Coimbra não é apenas um evento: é uma experiência que transforma o coração da cidade num ponto de encontro entre cultura, comércio e comunidade.
Descubra onde provar as melhores rabanadas em Coimbra. Locais tradicionais, versões gourmet e sugestões para os mais gulosos — guia imperdível para este inverno.
Esta é uma oportunidade para os visitantes ficarem a conhecer verdadeiros tesouros naturais, a diversidade deslumbrante mundo dos minerais, das pedras preciosas e dos fósseis.
As luzes estarão ligadas diariamente até 6 de janeiro, entre as 17h00 e a meia-noite. Aos fins de semana e na véspera de Natal, o horário prolonga-se até às 2h00 e na noite de passagem de ano até às 6h00 da manhã.
A Inauguração da Iluminação de Natal acontece sexta-feira, 21 de novembro, às 18h30, na Praça 8 de Maio — e vai marcar oficialmente o arranque do programa “Coimbra Natal 25”.
Esta sexta-feira, 12 de dezembro, o ciclo Música na Tabacaria volta a encher o café-concerto da Oficina Municipal do Teatro (OMT) com novas sonoridades.