Luís Franco-Bastos termina digressão "Diogo" (mas antes passa por Coimbra)

COM 40 DATAS EM PORTUGAL E PASSAGEM POR LONDRES E LUXEMBURGO HUMORISTA ENCERRA TOUR COM O ÚLTIMO ESPETÁCULO A SOLO NA ACADEMIA ALMADENSE

Luís Franco-Bastos despede-se do espetáculo “Diogo” com a última atuação dia 23 de março, no Academia Almadense, em Almada. Depois do sucesso da tour que percorreu Portugal de norte a sul e ainda viajou até Londres e Luxemburgo, com mais de 40 datas, o humorista sobe a palco pela última vez com o solo com que celebrou 15 anos de carreira.

Nome incontornável do humor em Portugal, Luís Franco-Bastos voltou a deixar uma marca bem presente na história do panorama nacional da comédia. Depois de 40 datas, “Diogo”, o seu solo mais pessoal de sempre vai ser visto e ouvido pela última vez. Este é um relato e uma desconstrução de experiências, de muitas memórias, questões íntimas e familiares. Ao invés de imitar ou falar dos outros, Luís Franco-Bastos virou o espectáculo para si próprio como nunca antes o tinha feito, numa narrativa que fica sem dúvida marcada como uma das mais brilhantes da sua carreira.

Este feito junta-se aos muitos outros que já soma, realizados na área nos últimos tempos. O humorista é conhecido por ser o primeiro stand-up comedian a fazer standup na gala dos Globos de Ouro, em duas edições, e ter sido ainda o primeiro humorista em Portugal a ter um special distribuído por uma major label. Com três digressões a solo de stand-up realizadas, “Roubo de identidade”, “Voz da Razão” e “Consciente”, Luís Franco-Bastos já pisou alguns dos mais emblemáticos palcos nacionais.

De destacar que foi um dos elementos do grupo LX Comedy Club, coletivo pioneiro nas digressões de stand up comedy por todo o País, e co-criador do projeto digital em dupla com Pedro Teixeira da Mota, “Erro Crasso”, um programa em jeito talk show feito especialmente para o YouTube. O canal ultrapassou os 150 mil subscritores tendo muitos dos episódios ascendido a um milhão de visualizações.

Luís Franco-Bastos é ainda autor do conhecido podcast/áudio-série “O HOTEL” — famosa família da Marateca, dona de um hotel, tem em Luís Franco-Bastos a voz e a escrita de todas as personagens. O Grande Hotel da Marateca, o “maior” (e único) hotel na União das Freguesias, tem figurado no primeiro lugar do top dos podcasts portugueses desde a sua estreia e é uma audição obrigatória.

Em rádio, afirmou-se como autor e intérprete das rubricas "Outra Coisa" na Antena 3 e "Só Que Não" na Mega Hits, que foram o laboratório ideal para dar asas à sua elasticidade vocal e criativa. Integrou ainda o painel do Café da Manhã na RFM, ao lado de Pedro Fernandes, Salvador Martinha, Mariana Alvim e Duarte Pita Negrão.

COIMBRAEXPLOREComentário