Taxa Municipal Turística de Coimbra entra em vigor a partir do dia 5 de abril
A Taxa Municipal Turística de Coimbra, com o valor unitário de um euro por dormida (com um máximo de três dormidas) entra em vigor na próxima quarta-feira, dia 5 de abril. A taxa vai permitir ao Município fazer face aos custos relacionados com o incremento da presença de turistas na cidade, segundo fundamentação económico-financeira dos serviços municipais.
O valor da taxa é de um euro (1€) por pessoa/dormida e será cobrada em todos os empreendimentos turísticos e estabelecimentos de alojamento local situados na área geográfica do Município, até um máximo de três noites seguidas (três euros), por pessoa e por estadia. A taxa incide sobre hóspedes com idade igual ou superior a 16 anos, sendo aplicada apenas entre os meses de março e de outubro.
A referida taxa não se aplica a hóspedes cuja estadia seja motivada por tratamento médico, estendendo-se a um acompanhante, desde que seja apresentado documento comprovativo de marcação/prestação de serviços médicos ou documento equivalente. A mesma isenção é aplicada a hóspedes com incapacidade igual ou superior a 60%, desde que apresentem documento comprovativo dessa condição, extensível a um acompanhante; e a hóspedes que se encontrem alojados por indicação da Segurança Social, consequência de situações sociais graves ou na sequência de realojamentos provocados por catástrofes e intempéries declaradas. Também estão isentos estudantes nacionais e estrangeiros que ingressem no ensino superior em Coimbra, bem como bolseiros de investigação que utilizem empreendimentos turísticos e estabelecimentos de alojamento local no início de cada ano letivo, até ao máximo de 60 dias seguidos. O regulamento prevê ainda outras exceções.
O Regulamento da Taxa Municipal Turística de Coimbra foi publicado em “Diário da República”, no passado dia 21 de março, e pode ser consultado aqui.
“A forte atração turística, que se tem verificado na zona centro, nomeadamente em Coimbra, acarreta, pelo incremento populacional que constitui, um aumento substancial de gastos dos cofres do Município, em diversos domínios, que perpassam toda a manutenção e qualificação urbanística, patrimonial, territorial e ambiental do espaço público, a diversificação das ofertas culturais, artísticas e de lazer bem como a segurança dos cidadãos, locais e turistas”, refere a informação dos serviços municipais que justificou esta medida em Reunião de Câmara. “Para fazer face a este acréscimo de encargos foi criada a Taxa Municipal Turística, que entra em vigor no próximo dia 5 de abril”, acrescenta.
“A receita gerada pela Taxa Municipal Turística irá permitir fazer face à cobertura de parte dos encargos gerados, diretamente relacionados com a população turística, numa repartição proporcional e equilibrada do esforço associado ao financiamento dos encargos respeitantes à manutenção e reforço da atração do Município de Coimbra enquanto destino turístico”, concluem os serviços municipais.
O Mercado de Natal 2025 irá decorrer entre os dias 28 de novembro e 23 de dezembro de 2025, na emblemática Praça do Comércio
O Castelo Mágico em Montemor-o-Velho está de regresso para mais uma edição repleta de fantasia e diversão.
De 29 de novembro a 6 de janeiro, o Portugal dos Pequenitos transforma-se num verdadeiro mundo de magia natalícia, (…)
Deixe-se envolver pelo mais autêntico espírito de Natal. Entre o céu mais estrelado e a as paisagens da serra, sinta o sabor, o encanto e o aconchego do Natal de outros tempos.
Faz temporada na OMT de 27 de dezembro a 24 de janeiro com espetáculos fim de semana para público geral e, durante toda a semana, para escolas.
A noite de 31 de dezembro inicia-se com Richie Campbell e culmina num espetáculo piromusical e multimédia, seguindo-se Sétima Legião e DJ Olga Zanova.
Em 2026, a eleição da Beleza como tema da XXVIII Semana Cultural da Universidade de Coimbra adquire um significado muito particular
Em 2026, o Be Insight acontece nos dias 10 e 11 de abril, no Convento São Francisco em Coimbra.
Coimbra BD já tem novas datas para regressar ao Convento São Francisco, entre 24 e 26 de abril de 2026.
Prometido é devido. Joana Marques vai finalmente falar sobre tudo o que aconteceu ao longo do último ano EM SEDE PRÓPRIA, no Convento São Francisco, em Coimbra.
De 22 a 30 de maio de 2026, Coimbra volta a vestir-se de tradição, música e emoção para celebrar uma das maiores festas académicas do país: a Queima das Fitas.
De 10 a 12 de julho de 2026, a Praia do Relógio, na Figueira da Foz, volta a transformar-se no palco do sonho: três dias de música eletrónica com os maiores DJs do mundo,
No dia 17 de julho de 2026, o lendário músico Sting atua em Portugal num concerto único na Praia do Relógio, na Figueira da Foz, integrado na sua digressão mundial “STING 3.0”.
O concerto assinala o regresso de Lewis Capaldi aos palcos após dois anos de pausa devido à síndrome de Tourette e integra a digressão internacional do seu novo EP “Survive”, lançado este mês.
A EXPOFACIC 2026 chega a Cantanhede de 30 de julho a 9 de agosto, trazendo de volta a energia única daquele que é um dos maiores eventos do verão em Portugal.
O Festival Política regressa ao Convento São Francisco em 2026, entre 12 e 14 de novembro, numa edição dedicada à Constituição da República Portuguesa.