Voltar para todos os eventos

Teatrão leva a “A Grande Emissão do Mundo Português” a freguesias vizinhas do centro de Coimbra.


Fotografia: Carlos Gomes

Depois de uma temporada de celebração dos 30 anos do Teatrão na Oficina Municipal do Teatro (OMT), o espetáculo “A Grande Emissão do Mundo Português” vai sair em digressão por freguesias vizinhas do centro de Coimbra. Esta digressão marca o arranque do projeto “3DÊS – Em Campanha para Descentralizar, Discutir e Democratizar a Cultura” que, inspirado pelas Campanhas do MFA, procura trabalhar o acesso cultural de populações deslocadas dos centros urbanos.

 

A digressão acontece ao longo do mês de abril, nas seguintes datas e locais:

6 de abril, 21h30, Centro Cultural e Recreativo de Assafarge

7 de abril, 19h, Associação Cultural de Vilarinho

13 de abril, 21h30, Associação da Zouparria

14 de abril, 18h, Centro Popular de Trabalhadores de Sobral de Ceira

21 de abril, 17h, Centro Cultural de Zouparria do Monte

 

“A Grande Emissão do Mundo Português” é um espetáculo criado em 2018 pelo Teatrão que nos confronta com o papel da rádio na propaganda do Estado Novo. Num estúdio da Emissora Nacional, cinco trabalhadores levam a cabo um programa que dura 21 anos de vida de um país, numa 1h30m de emissão. O seu início, em 1940, é marcado pela mudança na direção da Emissora: a saída de Henrique Galvão e a entrada de António Ferro. O programa passa então a ser coproduzido com a Frente Nacional para a Alegria no Trabalho, procurando “educar sem aborrecer a nação”. O público em estúdio assiste ao programa, que segue um alinhamento variado, com bonitas atrações para entreter as famílias e não aborrecer, nunca aborrecer nem sair do lugar.

 

Além desta digressão, o projeto inclui um seminário/exposição cocriado com o Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra, que vai decorrer no dia 25 de maio. Serão ainda criados Conselhos de Freguesia que, a partir de junho, se vão reunir para que o trabalho deste seminário seja mostrado e discutido. A partir daqui, pretende-se ter um trabalho continuado de ligação e proximidade com as populações da União das Freguesias de Assafarge e Antanhol, da Junta de Freguesia de Brasfemes, da Junta de Freguesia de São Silvestre, da Junta de Freguesia de Ceira e da União de Freguesias de Souselas e Botão – freguesias parceiras na realização deste programa.

 

“3DÊS – Em Campanha para Descentralizar, Discutir e Democratizar a Cultura” é um dos 45 projetos apoiados pelo programa “Arte pela Democracia”, uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes. “Arte pela Democracia” promove projetos artísticos que se enquadrem nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e que contribuam para a reflexão sobre a relevância deste acontecimento na construção da democracia. É dirigido a projetos artísticos nas áreas das artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media); artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro); artes de rua; e cruzamento disciplinar.

 

Mais informação sobre os locais de apresentação e reservas através de https://tinyurl.com/Digressao3DESou dos contactos do Teatrão: 912 511 302 (chamada para a rede móvel nacional), 239 714 013 (chamada para a rede fixa nacional) e info@oteatrao.com

Evento Posterior: 6 de abril
O País de Abril