Coimbra: Mostra Galiza traz novo circo ao TAGV

O próximo espectáculo da Mostra Galiza Coimbra 2025 tem lugar no Teatro Académico de Gil Vicente na próxima quinta-feira, 30 de Outubro, pelas 21h30. “A serie clopen” é uma produção do Centro Dramático Galego que cruza teatro, dança e novo circo e aborda os desafios que os tempos que correm colocam às novas gerações.

“Acrobacias impossíveis, aéreos impactantes, comédia hilariante, dança, clown e uma história cativante” – de tudo isto é feita a mais recente criação do Centro Dramático Galego, a companhia nacional da Galiza. “A serie clopen” é um espectáculo multidisciplinar que, reflecte, com humor, “sobre os desafios que a juventude tem de enfrentar nestes tempos de incerteza”. Clara Gayo e Pablo Reboleiro, responsáveis pela dramaturgia do espectáculo, inquietam-se com a ascensão do fascismo entre a juventude, disfarçado de supostas “ideias anti-sistema”.
Alicia é uma rapariga que está nesse momento vital em que começa a construir a sua identidade e a investigar o mundo que a rodeia. O seu quarto continua cheio de bonecas e brinquedos, mas as perguntas invadem a sua mente. No seu afã de encontrar as respostas, cria um canal nas redes sociais para explicar curiosidades acerca de uma das suas paixões: a matemática. Mas tudo o que descobre gera mais perguntas... “Poderá a matemática explicar o momento político actual: a expansão dos absolutismos, o aumento da desigualdade ou o novo contexto bélico? Poderá a nossa juventude superar os desafios que lhes impõe a sua geração? E, sobretudo, poderá o circo, a arte do momento presente, do físico, do risco, da cooperação, oferecer alternativas num mundo absolutamente digitalizado?”.
O espectáculo terminou no passado domingo a sua temporada em Santiago de Compostela e começa a sua digressão ibérica em Coimbra, com uma sessão única, no âmbito da Mostra Galiza Coimbra 2025. É apresentado no TAGV a 30 de Outubro, quinta-feira, pelas 21h30. Os bilhetes custam entre 5 e 7 euros e podem ser adquiridos na plataforma BOL ou na bilheteira do Teatro.

Centro Dramático GalegoO Centro Dramático Galego é a companhia pública de teatro da Galiza, vinculada à Xunta de Galicia. Fundado em 1984 com o objectivo de “contribuir para a normalização e institucionalização da atividade teatral galega”, consolidou ao longo de quatro décadas um percurso marcado pela produção própria, pelas co-produções com companhias galegas e internacionais e pela circulação dos seus espectáculos em todo o território e no exterior.
Nestes 40 anos de história, o CDG tem desenvolvido um trabalho constante que combina a recuperação dos grandes autores galegos, a divulgação da dramaturgia contemporânea, a adaptação de textos fundamentais da literatura universal, a atenção ao teatro infantil e juvenil e a projecção internacional da cena galega. A companhia tem ampliado a sua presença, alcançando mais de uma centena de concelhos e participando em colaborações com vários países da Europa e das Américas, ao mesmo tempo que reforça os laços com a vizinha cultura portuguesa.

Mostra Galiza Coimbra 2025Realizada na sequência da Mostra de Teatro Galego que teve lugar em 2023, a Mostra Galiza é co-organizada pel'A Escola da Noite e pela Cena Lusófona e assume-se como um projecto bienal que visa aproximar as comunidades artísticas e os públicos da Galiza, de Portugal e dos restantes países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. O novo formato reforça a abertura a outras artes e passa a incluir um país lusófono convidado em cada edição, contribuindo para integrar a Galiza nos circuitos de intercâmbio no espaço da CPLP. Desta vez, é o Brasil.
O programa estende-se até 1 de Novembro, acontece em vários espaços da cidade e inclui nove espectáculos, duas oficinas, uma exposição, uma sessão de poesia, a apresentação de dois livros, uma masterclass, uma aula aberta, e uma feira do livro teatral. Entre os/as artistas convidados/as estão ainda o Grupo Chévere, A Panadaría, Paula Carballeira, Elefante Elegante, António Nóbrega e Rosane Almeida (Brasil) Santi Araújo, Samuel Louro (Portugal), Centro Dramático Galego e Caramuxo Teatro. Reunidos em residência artística a convite da Mostra, Uxía (Galiza), Antonio Nóbrega e Ceumar (Brasil) e Luís Pedro Madeira, Manuel Rocha e Quiné Teles (Portugal) construirão o concerto “Terreiro Mestiço”, uma grande festa musical que partilharão com o público a 31 de Outubro, pelas 21h30, no Grande Auditório do Convento São Francisco.
A Cena Lusófona e A Escola da Noite são estruturas financiadas pela Câmara Municipal de Coimbra e pela Direcção-Geral das Artes, contando ainda com o apoio da Xunta de Galicia e do programa Ibercena para esta iniciativa. A programação detalhada da Mostra pode ser consultada no blogue d'A Escola da Noite.

COIMBRAEXPLOREComentário