Casa da Escrita acolhe 2ª sessão do curso “Camoniando na Poesia e na Arte – um percurso português pelos séculos XX e XXI”
A segunda sessão do curso “Camoniando na Poesia e na Arte – um percurso português pelos séculos XX e XXI” vai decorrer no próximo dia 9 de junho, às 17h30, na Casa da Escrita, e tem como tema “Receção Camoniana nas Artes Plásticas do Século XXI”. O curso está a decorrer na Casa da Escrita durante o mês de junho, é ministrado por Maria Bochicchio, e as próximas sessões estão agendadas para os dias 16, 22 e 29 de junho, às 17h30. A participação é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia. Os interessados em participar devem inscrever-se através do endereço eletrónico dct@cm-coimbra.pt.
Este curso é ministrado por Maria Bochicchio, investigadora e coordenadora da linha de investigação “Poética e Retórica” do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos da Universidade de Coimbra, tem uma duração de dez horas, divididas em cinco sessões, ao longo de cinco semanas. É dirigido a estudantes, professores, investigadores e a toda a comunidade interessada em explorar a presença da obra camoniana na poesia e na arte portuguesa dos séculos XX e XXI. A frequência do curso é gratuita (com limitação de vagas) e confere certificado de presença aos participantes.
O curso “Camoniando na Poesia e na Arte – um percurso português pelos séculos XX e XXI”, que incide sobre a obra do maior poeta português de todos os tempos, constitui uma rara oportunidade de os participantes aprimorarem os seus conhecimentos, bem como expandirem o seu repertório cultural, através do cruzamento das narrativas camonianas com as de outros nomes da literatura e a arte portuguesa contemporânea. Durante o curso, vão ser abordados temas relevantes sobre a presença de Camões na literatura e na arte portuguesa contemporânea. Entre os autores objeto de atenção estão, também, aqueles cujo centenário de nascimento se celebra no ano em curso, como é o caso de Natália Correia e Eugénio de Andrade.
As restantes sessões decorrerão nos dias 16, 22 e 29 de junho. Esta última vai ficar a cargo de José Carlos Seabra Pereira, um dos maiores especialistas em Camões e em literatura portuguesa, integrado no Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos da Universidade de Coimbra.
No n.º 8 da Rua Dr. João Jacintho, sempre às 17h30, os temas a abordar no restante programa do curso são os seguintes:
Dia 16 de junho: “Camões e a Poesia Portuguesa do século XX”
Dia 22 de junho: “Receção Camoniana na Poesia de Eugénio de Andrade”
Dia 29 de junho: “Receção Camoniana na Poesia de Natália Correia”
A inscrição é gratuita, com lotação limitada.
Durante o mês de novembro, estas conversas serão protagonizadas por 3 mulheres estudiosas do tema em 3 sessões que ajudarão a compreender a história do trabalho doméstico(…)
O Mercado de Natal 2025 irá decorrer entre os dias 28 de novembro e 23 de dezembro de 2025, na emblemática Praça do Comércio
De 29 de novembro a 6 de janeiro, o Portugal dos Pequenitos transforma-se num verdadeiro mundo de magia natalícia, (…)
Deixe-se envolver pelo mais autêntico espírito de Natal. Entre o céu mais estrelado e a as paisagens da serra, sinta o sabor, o encanto e o aconchego do Natal de outros tempos.
"Em Casa D’ Amália" é um programa televisivo que ecoa as noites lendárias em que Amália Rodrigues abria as portas de sua casa a personalidades das mais diversas artes.
Em 2026, a eleição da Beleza como tema da XXVIII Semana Cultural da Universidade de Coimbra adquire um significado muito particular
Coimbra BD já tem novas datas para regressar ao Convento São Francisco, entre 24 e 26 de abril de 2026.
De 10 a 12 de julho de 2026, a Praia do Relógio, na Figueira da Foz, volta a transformar-se no palco do sonho: três dias de música eletrónica com os maiores DJs do mundo,
No dia 17 de julho de 2026, o lendário músico Sting atua em Portugal num concerto único na Praia do Relógio, na Figueira da Foz, integrado na sua digressão mundial “STING 3.0”.