Casa da Escrita acolhe 2ª sessão do curso “Camoniando na Poesia e na Arte – um percurso português pelos séculos XX e XXI”
A segunda sessão do curso “Camoniando na Poesia e na Arte – um percurso português pelos séculos XX e XXI” vai decorrer no próximo dia 9 de junho, às 17h30, na Casa da Escrita, e tem como tema “Receção Camoniana nas Artes Plásticas do Século XXI”. O curso está a decorrer na Casa da Escrita durante o mês de junho, é ministrado por Maria Bochicchio, e as próximas sessões estão agendadas para os dias 16, 22 e 29 de junho, às 17h30. A participação é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia. Os interessados em participar devem inscrever-se através do endereço eletrónico dct@cm-coimbra.pt.
Este curso é ministrado por Maria Bochicchio, investigadora e coordenadora da linha de investigação “Poética e Retórica” do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos da Universidade de Coimbra, tem uma duração de dez horas, divididas em cinco sessões, ao longo de cinco semanas. É dirigido a estudantes, professores, investigadores e a toda a comunidade interessada em explorar a presença da obra camoniana na poesia e na arte portuguesa dos séculos XX e XXI. A frequência do curso é gratuita (com limitação de vagas) e confere certificado de presença aos participantes.
O curso “Camoniando na Poesia e na Arte – um percurso português pelos séculos XX e XXI”, que incide sobre a obra do maior poeta português de todos os tempos, constitui uma rara oportunidade de os participantes aprimorarem os seus conhecimentos, bem como expandirem o seu repertório cultural, através do cruzamento das narrativas camonianas com as de outros nomes da literatura e a arte portuguesa contemporânea. Durante o curso, vão ser abordados temas relevantes sobre a presença de Camões na literatura e na arte portuguesa contemporânea. Entre os autores objeto de atenção estão, também, aqueles cujo centenário de nascimento se celebra no ano em curso, como é o caso de Natália Correia e Eugénio de Andrade.
As restantes sessões decorrerão nos dias 16, 22 e 29 de junho. Esta última vai ficar a cargo de José Carlos Seabra Pereira, um dos maiores especialistas em Camões e em literatura portuguesa, integrado no Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos da Universidade de Coimbra.
No n.º 8 da Rua Dr. João Jacintho, sempre às 17h30, os temas a abordar no restante programa do curso são os seguintes:
Dia 16 de junho: “Camões e a Poesia Portuguesa do século XX”
Dia 22 de junho: “Receção Camoniana na Poesia de Eugénio de Andrade”
Dia 29 de junho: “Receção Camoniana na Poesia de Natália Correia”
A inscrição é gratuita, com lotação limitada.
O Castelo Mágico em Montemor-o-Velho está de regresso para mais uma edição repleta de fantasia e diversão.
De 29 de novembro a 6 de janeiro, o Portugal dos Pequenitos transforma-se num verdadeiro mundo de magia natalícia, (…)
Faz temporada na OMT de 27 de dezembro a 24 de janeiro com espetáculos fim de semana para público geral e, durante toda a semana, para escolas.
A noite de 31 de dezembro inicia-se com Richie Campbell e culmina num espetáculo piromusical e multimédia, seguindo-se Sétima Legião e DJ Olga Zanova.
Em 2026, a eleição da Beleza como tema da XXVIII Semana Cultural da Universidade de Coimbra adquire um significado muito particular
Em 2026, o Be Insight acontece nos dias 10 e 11 de abril, no Convento São Francisco em Coimbra.
Coimbra BD já tem novas datas para regressar ao Convento São Francisco, entre 24 e 26 de abril de 2026.
Prometido é devido. Joana Marques vai finalmente falar sobre tudo o que aconteceu ao longo do último ano EM SEDE PRÓPRIA, no Convento São Francisco, em Coimbra.
De 22 a 30 de maio de 2026, Coimbra volta a vestir-se de tradição, música e emoção para celebrar uma das maiores festas académicas do país: a Queima das Fitas.
De 10 a 12 de julho de 2026, a Praia do Relógio, na Figueira da Foz, volta a transformar-se no palco do sonho: três dias de música eletrónica com os maiores DJs do mundo,
No dia 17 de julho de 2026, o lendário músico Sting atua em Portugal num concerto único na Praia do Relógio, na Figueira da Foz, integrado na sua digressão mundial “STING 3.0”.
O concerto assinala o regresso de Lewis Capaldi aos palcos após dois anos de pausa devido à síndrome de Tourette e integra a digressão internacional do seu novo EP “Survive”, lançado este mês.
A EXPOFACIC 2026 chega a Cantanhede de 30 de julho a 9 de agosto, trazendo de volta a energia única daquele que é um dos maiores eventos do verão em Portugal.
O Festival Política regressa ao Convento São Francisco em 2026, entre 12 e 14 de novembro, numa edição dedicada à Constituição da República Portuguesa.