Pedro Ferrão realiza visita guiada ao Museu da Pedra
Hoje, 29 de setembro, às 21h00
Pedro Ferrão realiza visita guiada ao Museu da Pedra
Terá lugar hoje, dia 29 de setembro, às 21h00m, uma visita guiada ao Museu da Pedra, em Cantanhede, no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2021.
Neste sentido, a Câmara Municipal convida todos os interessados a participarem na visita guiada realizada por Pedro Ferrão, técnico do Museu Nacional Machado de Castro, à exposição Coimbra / Cantanhede - Relações esculpidas em Pedra, que se encontra patente no Museu da Pedra, numa ação que tem como principal objetivo reunir as pessoas em torno do seu património e da cultura que as envolve.
Esta é também uma oportunidade de revisitarem o equipamento cultural, após as recentes obras de requalificação realizadas ao longo do último ano, com a realização de uma viagem por esta exposição que percorre um trajeto de seiscentos anos, desde a austera arte românica dos inícios da nacionalidade, passando pelas formas verticais e angulosas do gótico, desabrochando na harmoniosa estética renascentista e terminando nas rebuscadas e movimentadas curvas barrocas.
É uma visita que demonstra a importância da famosa Pedra d’Ançã, que durante séculos constituiu um importante fator de desenvolvimento económico do concelho, e permitiu o incremento da atividade escultórica que tornou a região e a cidade de Coimbra no principal centro de produção nacional de escultura em pedra.
A visita é livre, bastando para o efeito efetuar a inscrição através do email museudapedra@cm-cantanhede.pt ou do contacto telefónico n.º 231 423730 (Museu da Pedra).
A exposição está organizada em três núcleos temáticos: “Vida da Rainha”, “Vontade da Rainha” e “Coimbra da Rainha”.
A mostra, de entrada gratuita, pode, depois, ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h30 às13h00 e das 14h00 às 16h30.
O projeto faz parte da programação do festival Linha de Fuga, em Coimbra, e tem a colaboração de Carlota Lagido.
A exposição “Elementos de Arquitetura Romana”, promovida pelo Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Coimbra, está patente no átrio dos Paços do Concelho.
Com entrada livre, a exposição é uma iniciativa conjunta da Comissão Comemorativa dos 50 anos 25 de Abril e da Assembleia da República.
A Galeria Almedina, no Museu Municipal de Coimbra, inaugura esta sexta-feira, dia 28 de novembro, às 15h30, a exposição “Cores de um povo… nos ecos das antigas vozes”, da artista Bárbara Silva.
“Sair da Casca”, de TAUXUNGO (André Silva), inaugura no dia 12 de dezembro, às 18h00, e apresenta um conjunto de obras que refletem a mudança, o afastamento e a saudade (…)