Penela lança a 1ª Semana Gastronómica do Borrego (1 a 10 de novembro)
De 1 a 10 de novembro podem ser degustados os melhores pratos de borrego em quatro restaurantes de Penela, que aceitaram o desafio da Câmara Municipal. A iniciativa surge no seguimento do sucesso da 1ª Semana Gastronómica da Caça, que antecedeu a Feira Medieval de Penela, que se realizou em maio. O objetivo da autarquia é continuar a “enaltecer a gastronomia local, criar atratividade no concelho e valorizar os produtos endógenos”.
Até ao próximo dia 10 de novembro, a Câmara Municipal de Penela convida a visitar o concelho e a degustar diferentes ementas de borrego em quatro restaurantes que aderiram à iniciativa: “O Pastor” (Pastor, no IC3); “Santo Amaro” e (Casais de Santo Amaro, no IC3); “Terreiro do Lagar” (Cabeça Redonda, Cumeeira); e “Xisto” (Praia Fluvial da Louçainha, na Serra do Espinhal).
O objetivo da autarquia é promover e enaltecer a gastronomia local, criar atratividade no concelho e valorizar a variedade e versatilidade dos produtos endógenos de Penela. Esta é a segunda iniciativa do género promovido pela Câmara Municipal de Penela, depois do sucesso da 1ª Semana Gastronómica da Caça, que se realizou em maio, por altura da XXVII edição da Feira Medieval.
O presidente da autarquia, Eduardo Nogueira dos Santos, destaca este como um “momento enaltecedor da gastronomia local no seu conjunto e de valorização dos estabelecimentos de restauração do concelho”, que foram desafiados a aderir à iniciativa.
A exposição está organizada em três núcleos temáticos: “Vida da Rainha”, “Vontade da Rainha” e “Coimbra da Rainha”.
A mostra, de entrada gratuita, pode, depois, ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h30 às13h00 e das 14h00 às 16h30.
O projeto faz parte da programação do festival Linha de Fuga, em Coimbra, e tem a colaboração de Carlota Lagido.
A exposição “Elementos de Arquitetura Romana”, promovida pelo Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Coimbra, está patente no átrio dos Paços do Concelho.
Com entrada livre, a exposição é uma iniciativa conjunta da Comissão Comemorativa dos 50 anos 25 de Abril e da Assembleia da República.
A Galeria Almedina, no Museu Municipal de Coimbra, inaugura esta sexta-feira, dia 28 de novembro, às 15h30, a exposição “Cores de um povo… nos ecos das antigas vozes”, da artista Bárbara Silva.
“Sair da Casca”, de TAUXUNGO (André Silva), inaugura no dia 12 de dezembro, às 18h00, e apresenta um conjunto de obras que refletem a mudança, o afastamento e a saudade (…)