Este sábado há Feira de Velharias na Praça do Comércio!
A Praça do Comércio volta a acolher, no próximo sábado, dia 27 de abril, mais uma edição da Feira de Velharias de Coimbra. O certame, organizado pela Câmara Municipal de Coimbra, realiza-se das 9h00 às 19h00 e são esperados vendedores de vários pontos do país, que trazem a Coimbra um conjunto de objetos de coleção, parte da nossa memória coletiva.
A quarta edição do ano da Feira de Velharias de Coimbra vai decorrer no próximo sábado na Praça do Comércio, deixando assim a Via Central (junto à Loja do cidadão), devido às obras de adequação do espaço ao Sistema de Mobilidade do Mondego. A iniciativa, de periodicidade mensal, conta já com 32 anos de existência, sendo uma referência para colecionadores e um importante contributo na revivificação da Baixa da cidade.
Assim, das 9h00 às 19h00, num espaço que se espera ainda mais partilhado e usufruído pelos conimbricenses e pelos turistas, os visitantes podem apreciar desde utensílios domésticos e decorativos, peças de latoaria, cerâmica, vidro e mobiliário, a peças de joalharia e ourivesaria, até aos livros de alfarrabista, discos de vinil, selos postais ou numismática, em boa parte, pertença de colecionadores de Coimbra.
As próximas edições vão realizar-se a 25 de maio, 22 de junho, 27 de julho, 24 de agosto, 28 de setembro, 26 de outubro, 23 de novembro e 28 de dezembro.
A exposição está organizada em três núcleos temáticos: “Vida da Rainha”, “Vontade da Rainha” e “Coimbra da Rainha”.
A mostra, de entrada gratuita, pode, depois, ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h30 às13h00 e das 14h00 às 16h30.
O projeto faz parte da programação do festival Linha de Fuga, em Coimbra, e tem a colaboração de Carlota Lagido.
A exposição “Elementos de Arquitetura Romana”, promovida pelo Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Coimbra, está patente no átrio dos Paços do Concelho.
Com entrada livre, a exposição é uma iniciativa conjunta da Comissão Comemorativa dos 50 anos 25 de Abril e da Assembleia da República.
A Galeria Almedina, no Museu Municipal de Coimbra, inaugura esta sexta-feira, dia 28 de novembro, às 15h30, a exposição “Cores de um povo… nos ecos das antigas vozes”, da artista Bárbara Silva.
“Sair da Casca”, de TAUXUNGO (André Silva), inaugura no dia 12 de dezembro, às 18h00, e apresenta um conjunto de obras que refletem a mudança, o afastamento e a saudade (…)