Oficina Municipal do Teatro recebe o espetáculo “A Noite Canta os Seus Cantos” da Baal17
Foto: Fabrice Ziegler
Esta sexta-feira, dia 4 de outubro, às 19h, a Oficina Municipal do Teatro recebe o espetáculo “A Noite Canta os Seus Cantos” da Baal17. A 55ª produção da companhia de Serpa nasce a partir do texto homónimo de Jon Fosse, escritor e dramaturgo norueguês que em 2023 recebeu o Prémio Nobel da Literatura, e tem encenação de Luís Varela.
“A Noite Canta os Seus Cantos” conta uma história de amor da qual a morte, o riso e a lágrima também fazem parte. Em cena, conhecemos um jovem casal acaba de ter o primeiro filho. O homem tenta uma carreira enquanto escritor, mas é constantemente rejeitado pelas editoras. No entanto, escrever é a única coisa que ele quer fazer – a única coisa que ele sabe fazer. Agora, passa a maior parte do tempo deitado no sofá a ler. Não sai de casa. Isto parece não se adequar a um pai e homem de família recente. A mulher quer uma família, um lar. As coisas não correram como ela imaginava. Ela e ele querem outra coisa, embora saibam que precisam um do outro. Nos quatro andamentos da peça, um relógio de parede aponta com precisão o momento do início da ação. E o tempo decorre. Lento? Rápido? É de tarde. Depressa cai a noite. E é de madrugada que se ouve um tiro. É a noite com os seus cantos.
A companhia de Serpa volta a Coimbra, depois de ter estado na cidade no âmbito de “REVOLUTION (título provisório)” – coprodução que juntou ASTA, Baal17, d’Orfeu e Teatrão –, no âmbito da plataforma de programação descentralizada Descampado.
A Baal17 foi fundada em 2000, com o objetivo estrutural de fomentar o interesse das populações pela cultura, em geral e pelo teatro, em particular, interligando a Companhia com as escolas, a comunidade e as mais variadas entidades nacionais e internacionais. É subsidiada pela Câmara Municipal de Serpa e financiada pelo Ministério da Cultura/Direção-geral das Artes. A Baal17 aborda o teatro como uma poderosa ferramenta de intervenção artística, pedagógica e social, capaz de promover a consciencialização, a participação, a capacitação e o empoderamento dos cidadãos e das comunidades – ingredientes fundamentais da capacidade coletiva de responder a dinâmicas de uma sociedade em rápida e permanente mudança.
Durante o mês de novembro, estas conversas serão protagonizadas por 3 mulheres estudiosas do tema em 3 sessões que ajudarão a compreender a história do trabalho doméstico(…)
O Mercado de Natal 2025 irá decorrer entre os dias 28 de novembro e 23 de dezembro de 2025, na emblemática Praça do Comércio
De 29 de novembro a 6 de janeiro, o Portugal dos Pequenitos transforma-se num verdadeiro mundo de magia natalícia, (…)
Deixe-se envolver pelo mais autêntico espírito de Natal. Entre o céu mais estrelado e a as paisagens da serra, sinta o sabor, o encanto e o aconchego do Natal de outros tempos.
"Em Casa D’ Amália" é um programa televisivo que ecoa as noites lendárias em que Amália Rodrigues abria as portas de sua casa a personalidades das mais diversas artes.
Em 2026, a eleição da Beleza como tema da XXVIII Semana Cultural da Universidade de Coimbra adquire um significado muito particular
Coimbra BD já tem novas datas para regressar ao Convento São Francisco, entre 24 e 26 de abril de 2026.
De 10 a 12 de julho de 2026, a Praia do Relógio, na Figueira da Foz, volta a transformar-se no palco do sonho: três dias de música eletrónica com os maiores DJs do mundo,
No dia 17 de julho de 2026, o lendário músico Sting atua em Portugal num concerto único na Praia do Relógio, na Figueira da Foz, integrado na sua digressão mundial “STING 3.0”.