TRADIÇÕES DE NATAL NA UNIÃO EUROPEIA!
O Natal é a época festiva da família por excelência. Em Portugal, é uma época que reúne a família e os amigos à volta de uma mesa repleta de comida, com um ambiente de risos, felicidade e muito amor. Aquecem-se as casas, canta-se e brinda-se a um novo ano, que se espera trazer tudo de bom. As prendas abrem-se à meia-noite do dia 24 pelas (já muito impacientes) crianças, cujos olhos brilham radiantes, e mais tarde pelos adultos, mais modestos nas reações, mas igualmente felizes.
Há muito para visitar em Portugal, desde mercados de Natal, a castelos decorados com luzes e até restaurantes que servem o tradicional bacalhau, que não falta em lugar algum. Os doces tradicionais também marcam presença. As rabanadas, filhoses, broinhas doces e o majestoso bolo-rei, que todos fazem fila para comprar.
Mas como se celebra o Natal nos restantes países da União Europeia?
Existem muitas tradições espalhadas pela União, pelo que seria impossível falar de todas elas, por isso, falaremos apenas de três.
Começamos a nossa viagem no trenó da cultura europeia, na Alemanha, a neve é garantida e nas mesas dos alemães estão presentes pratos como ganso, salsichas tradicionais, pato assado, salada de batata e repolho. Para uma sobremesa especial, o “stollen” não pode faltar. Durante a época festiva, os alemães bebem vinho quente com especiarias, a que dão o nome de “glühwein”.
Para uma “Nochebuena”, fazemos uma paragem na Espanha, onde a 24 e 25, os espanhóis enchem as suas mesas de pratos tradicionais, que dependem da região onde moram, e que podem ir desde os enchidos, cordeiro assado, leitão, peru, mariscos e, para uma sobremesa bem doce, o famoso “turrón”. Após o Ano Novo, a festa continua por mais tempo e o grande dia para as crianças espanholas é o Dia de Reis, a 6 de janeiro, quando recebem os presentes dos Reis Magos.
Para quem gosta de cantar, aterramos o nosso trenó, na Dinamarca. Após os seus jantares tradicionais, e talvez um ou outro copo a mais, os escandinavos reúnem-se num círculo, de mãos dadas, à volta da árvore de Natal e cantam músicas características da época, todos juntos.
Por toda a Europa vemos mercados de Natal com produtos tradicionais de cada país, decorações espalhadas pelas ruas e presépios em todo o lado que nos relembram desta data bonita. O céu, que fica escuro bem cedo e que é marcado pelo inverno rigoroso, ganha uma nova cor e luz, com o ambiente natalício.
O Natal europeu é frio e em muitas regiões a neve cai repetidamente, porém é um Natal quente em amor, em abraços, em beijos, em risos e no som da música que marca a data. Religiosos ou não, os europeus têm tradições natalícias para todos os gostos e feitios, mas acima de tudo têm presente nas suas casas os valores que nos unem: amor, respeito e união.
Um Feliz Natal para todos e um 2023 repleto de amor, alegria e conquistas!
Laura José, NAPEEC
Durante o mês de novembro, estas conversas serão protagonizadas por 3 mulheres estudiosas do tema em 3 sessões que ajudarão a compreender a história do trabalho doméstico(…)
O Mercado de Natal 2025 irá decorrer entre os dias 28 de novembro e 23 de dezembro de 2025, na emblemática Praça do Comércio
De 29 de novembro a 6 de janeiro, o Portugal dos Pequenitos transforma-se num verdadeiro mundo de magia natalícia, (…)
Deixe-se envolver pelo mais autêntico espírito de Natal. Entre o céu mais estrelado e a as paisagens da serra, sinta o sabor, o encanto e o aconchego do Natal de outros tempos.
"Em Casa D’ Amália" é um programa televisivo que ecoa as noites lendárias em que Amália Rodrigues abria as portas de sua casa a personalidades das mais diversas artes.
Em 2026, a eleição da Beleza como tema da XXVIII Semana Cultural da Universidade de Coimbra adquire um significado muito particular
Coimbra BD já tem novas datas para regressar ao Convento São Francisco, entre 24 e 26 de abril de 2026.
De 10 a 12 de julho de 2026, a Praia do Relógio, na Figueira da Foz, volta a transformar-se no palco do sonho: três dias de música eletrónica com os maiores DJs do mundo,
No dia 17 de julho de 2026, o lendário músico Sting atua em Portugal num concerto único na Praia do Relógio, na Figueira da Foz, integrado na sua digressão mundial “STING 3.0”.