Projeto “Vamos Viver o Natal – Postal de Natal” com 16 trabalhos vencedores
O desafio “Vamos Viver o Natal – Postal de Natal”, que a Câmara Municipal (CM) de Coimbra propõe aos alunos que frequentam as instituições de ensino público associadas à Rede de Bibliotecas de Coimbra, desde o nível pré-escolar ao secundário, teve, este ano de 2020, 16 trabalhos vencedores: três nos pré-escolar, cinco no 1º ciclo, três no 2º ciclo, três no 3º ciclo, um no secundário e um do Ensino Especial. O desafio consiste na leitura de um conto natalício e na criação de uma ilustração inspirada no mesmo. Os trabalhos foram selecionados por um conjunto de professores, tendo em conta a sua originalidade, criatividade e a coerência com a obra lida. Um projeto que assinala a quadra natalícia, aliando a leitura à área da ilustração, e que conta com o contributo da rede escolar concelhia.
A iniciativa é desenvolvida em contexto de sala de aula, com a colaboração de toda a comunidade escolar, docentes e educadores, em articulação com os professores bibliotecários. Trata-se de um desafio pedagógico, cujo objetivo é fomentar o interesse pela leitura e a expressão artística junto das crianças e jovens em idade escolar. Assim, os alunos procuram inspiração numa obra literária (do género conto ou poesia) alusiva ao Natal e, partindo dessa leitura, interpretam, posteriormente, a obra ou parte dela, em forma de trabalho ilustrado.
Os trabalhos rececionados na Biblioteca Municipal de Coimbra foram selecionados por um conjunto de professores nomeados pelo grupo de trabalho da Rede de Bibliotecas de Coimbra, tendo em conta critérios como a originalidade, a criatividade e a coerência com a obra lida. As ilustrações vencedoras desta edição do concurso, que são impressas em formato de postais de Natal convencionais e oferecidas aos utilizadores da Biblioteca Municipal de Coimbra durante a época festiva que atravessamos.
Grande destaque para o concerto de Carminho de apresentação do seu último álbum “Eu vou morrer de amor ou resistir”, no dia 14 de março,(…)
“O Tempo das Árvores” é a nova criação do Teatrão pensada para públicos infantis e familiares a partir dos 3 anos.
Esta sexta-feira, 12 de dezembro, o ciclo Música na Tabacaria volta a encher o café-concerto da Oficina Municipal do Teatro (OMT) com novas sonoridades.
No dia 17 de janeiro, às 21h30, o Grande Auditório recebe Sakamoto 1996, um concerto de 70 minutos (M/6) que celebra o legado do aclamado compositor japonês Ryuichi Sakamoto, falecido em março de 2023.
Com a chegada da época natalícia, a Associação Quatro Patas e Focinhos volta a reforçar o verdadeiro espírito desta quadra: a partilha.
O Castelo Mágico reforça a programação de dezembro com a presença de mascotes convidadas que prometem animar as famílias e acrescentar ainda mais encanto ao ambiente festivo dentro das muralhas.
Mais do que um simples mercado, o evento distingue-se pela sua atmosfera única, onde se cruzam a beleza arquitetónica do Seminário, o espírito comunitário e a celebração artística e espiritual da época natalícia.
O Mercado de Natal da Baixa de Coimbra não é apenas um evento: é uma experiência que transforma o coração da cidade num ponto de encontro entre cultura, comércio e comunidade.
Descubra onde provar as melhores rabanadas em Coimbra. Locais tradicionais, versões gourmet e sugestões para os mais gulosos — guia imperdível para este inverno.
Com múltiplas residências artísticas - e na apresentação de discos de distintos projetos da cena musical portuguesa, do pop ao jazz.