Projeto “Vamos Viver o Natal – Postal de Natal” com 16 trabalhos vencedores
O desafio “Vamos Viver o Natal – Postal de Natal”, que a Câmara Municipal (CM) de Coimbra propõe aos alunos que frequentam as instituições de ensino público associadas à Rede de Bibliotecas de Coimbra, desde o nível pré-escolar ao secundário, teve, este ano de 2020, 16 trabalhos vencedores: três nos pré-escolar, cinco no 1º ciclo, três no 2º ciclo, três no 3º ciclo, um no secundário e um do Ensino Especial. O desafio consiste na leitura de um conto natalício e na criação de uma ilustração inspirada no mesmo. Os trabalhos foram selecionados por um conjunto de professores, tendo em conta a sua originalidade, criatividade e a coerência com a obra lida. Um projeto que assinala a quadra natalícia, aliando a leitura à área da ilustração, e que conta com o contributo da rede escolar concelhia.
A iniciativa é desenvolvida em contexto de sala de aula, com a colaboração de toda a comunidade escolar, docentes e educadores, em articulação com os professores bibliotecários. Trata-se de um desafio pedagógico, cujo objetivo é fomentar o interesse pela leitura e a expressão artística junto das crianças e jovens em idade escolar. Assim, os alunos procuram inspiração numa obra literária (do género conto ou poesia) alusiva ao Natal e, partindo dessa leitura, interpretam, posteriormente, a obra ou parte dela, em forma de trabalho ilustrado.
Os trabalhos rececionados na Biblioteca Municipal de Coimbra foram selecionados por um conjunto de professores nomeados pelo grupo de trabalho da Rede de Bibliotecas de Coimbra, tendo em conta critérios como a originalidade, a criatividade e a coerência com a obra lida. As ilustrações vencedoras desta edição do concurso, que são impressas em formato de postais de Natal convencionais e oferecidas aos utilizadores da Biblioteca Municipal de Coimbra durante a época festiva que atravessamos.
Criados especialmente para a data, os menus propõem percursos distintos, pensados para diferentes momentos do dia e em linha com a identidade gastronómica do restaurante.
Os concertos realizam-se um domingo por mês, na Sala D. Afonso Henriques – Antiga Igreja, sempre em sessão dupla, às 10h00 e às 11h30.
O fim de semana na Mealhada traz propostas para todos os gostos: teatro clássico, espetáculo solidário, cinema de animação e várias exposições que cruzam história, cidadania e artes visuais
Os workshops destinam-se a todas as pessoas — não é necessária experiência prévia — e podem ser frequentados através de inscrições individuais.
O Ouvido Absoluto está de volta a 31 de janeiro, para a terceira edição dedicada à escuta imersiva: das horizontais paisagens (…)
Mais tempo para estar: o Café Raízes abre noites de sábado e enche Coimbra de bem-estar
Localizado em Coimbra, o Yatra nasce como um estúdio inovador focado na longevidade, recuperação e performance física e mental.
É já este domingo que os Mercadinhos da Margem Esquerda regressam à Alameda do UC Exploratório, com entrada livre, entre as 10h00 e as 17h00, no regresso do evento neste novo ano.
O ciclo de showcases semanais Café Curto regressa ao Café Concerto do Convento São Francisco no dia 13 de janeiro, às 19h30, (…)
Luís Trigacheiro afirma-se no panorama musical nacional com dois temas no Top Nacional de Airplay: Porta 43, com Diogo Piçarra, que ultrapassa 1 milhão de streams e 850 mil visualizações; e Tu na Tua, com ÁTOA e Buba Espinho, distinguido com Dupla Platina, somando quase 10 milhões de streams e mais de 5,9 milhões de visualizações.