Coimbraexplore: os melhores planos para a despedida do verão em Coimbra!

Não há volta a dar, chegou Setembro. E, se para uns é um mês esperado com alguma ansiedade porque é o mês onde se iniciam novos projetos, novas fases, novas promessas… Para outros Setembro traz consigo aquela tristeza de que o verão definitivamente acabou e a rotina está de novo a comandar os nossos dias. 

Por aqui fazemos parte das duas equipas. Encaramos Setembro com entusiasmo e energia renovada para abraçar novos projetos mas também sentimos uma pontinha de tristeza porque o verão está a chegar ao fim. Mas bem, para contrariar este mood mais negativo trazemos uma série de bons motivos para encarar o regresso à cidade e à rotina com mais entusiasmo. 



E nada melhor para começar do que falar de comida. Conhecer um restaurante novo, convidar amigos para uma jantarada ou a cara-metade para um date, são ótimas sugestões para fugir à roda viva que são os nossos dias. E neste campo há muitas e boas novidades em Coimbra. 




Começamos pelo Maíz Gastrobar, uma novidade na Baixa de Coimbra, inaugurado em Julho, no número 2 da Rua da Sota. A história deste restaurante começou há alguns anos, em plena Pandemia. Os irmãos Mariana e Luís Gonçalves aproveitaram as raízes venezuelanas da família e as restrições ao funcionamento dos estabelecimentos que se viviam na Pandemia e que deixaram a cozinha da Pastelaria Vénus, propriedade da família, completamente livre a partir das 17h e iniciaram um negócio de tacos artesanais, vendidos apenas em take-away. Maíz foi o nome escolhido pelos irmãos para dar início a este projeto. Com o levantamento das restrições e o regresso aos seus trabalhos, o negócio ficou em stand-by. Mas o bichinho ficou lá. De tal maneira que há dois anos juntaram-se aos seus respetivos companheiros, Miguel Monteiro e Joana Brás e decidiram colocar mãos à obra. Joana assumiu o papel de chef e para isso viajou muito. Desde a Venezuela, a Cuba, Peru, México, Colômbia, Brasil e Argentina. Por lá tentou aprender o máximo possível sobre as tradições gastronómicas de cada um destes países. Por cá, colocaram mãos à obra e começaram a renovar o espaço.  

O conceito do Maíz Gastrobrar divide-se entre o bar, onde pode optar por refeições mais leves, e o restaurante onde a refeição vai ser uma verdadeira viagem pela cozinha latino-americana. Se ainda não lhe abrimos o apetite deixamos algumas das iguarias que fazem parte do menu: empanadas pabellón crioulo, taco de camarão, tostada de abóbora com salsa macha, picanha wagyu e black angus, ribeye de novilho nacional, entre muitos outros. 

O restaurante está aberto de terça a sexta das 18h às 23h e aos sábados das 12h30 às 16h e das 18h às 00h. 



Da Baixa passamos para a Praça da República com o novíssimo Restaurante Tribo a começar a dar que falar. Dos mesmos donos do Bresca, na Rua Visconde da Luz, já sabemos que podemos esperar um espaço cosmopolita, vibrante e surpreendente. Instalado num local carregado de história, o antigo Café Cartola, o Tribo está, desde sexta-feira, dia 12, de portas abertas ao público. A proposta não podia ser mais abrangente a começar pelo horário contínuo, de domingo a quinta das 12h30 às 01h00 e sextas e sábados das 12h30 às 02h00. A ideia é que se possa petiscar a qualquer hora. E falando em petiscos, deixamos alguns que, a nós, nos parecem um verdadeiro mimo para os sentidos: croquetes de carabineiro, ovos rotos de rabo de boi, vieiras grelhadas e cocktail de camarão. Há ainda opções de saladas como a salada de polvo fumado e a de Thai de Camarão ou Frango. Os fãs de massa não ficaram esquecidos com algumas opções que nos vão deixar a salivar por mais. Outro dos destaques deste Tribo é um balcão asiático com show cooking para os amantes da gastronomia japonesa. Com o encerramento, em 2023, do Café Cartola o Restaurante Tribo ganha outra dimensão ao reinventar um espaço que faz parte das memórias da cidade e a assumir o seu papel como ponto de encontro no dia a dia da vida da cidade.   



Ainda na zona da Praça da República há mais uma sugestão que faz o nosso regresso à rotina ser mais leve. No número 16 da Rua Alexandre Herculano há um novo espaço perfeito para o convívio, o Trinca & Brinda. O nome já diz tudo. Este é um espaço que combina tapas e bar num ambiente alegre e descontraído em que a versatilidade reina. O Trinca & Brinda tanto pode ser a escolha de quem passa pela manhã para tomar café e ler o jornal como para quem quer descontrair depois de sair do trabalho. Tendo em conta a sua localização, claro que os estudantes não foram esquecidos. Nas noites académicas, terças e quintas, o horário prolonga-se até às 3h00 da manhã. Já aos fins de semana o espaço contará com Djs e música ao vivo. Os brindes estão, assim, mais do que assegurados. No que diz respeito ao “trincar”, uma vez mais a versatilidade é palavra de ordem. No menu do Trinca & Brinda tanto encontramos um Açaí com fruta da época, como um Brás de Cogumelos frescos, uns sticks de mozzarella ou uns deliciosos hambúrgueres. 

Gostamos de ver a Praça da República a ganhar um novo fôlego. 



Agora que já tratámos do essencial e já sabemos onde podemos marcar os próximos almoços e jantares vamos à programação cultural da cidade para este regresso à dança dos dias. 


Começamos pelo Convento São Francisco. 

Nos dias 2 e 3 de Outubro há concertos comemorativos do Centenário de Carlos Paredes. No dia 4 de Outubro há a IX Grande Noite do Fado e da Canção de Coimbra. Nos dias 10 e 11 de Outubro, João Baião regressa à nossa bonita cidade com o seu mais recente espetáculo, “Baião de Oxigénio”. Ainda nesse fim-de-semana, no domingo, dia 12, há mais um dos incríveis Concertos para bebés. Para os fãs de Teatro, no dia 23 de Outubro, a peça O Virtuoso apresenta-se como mais uma boa opção. 



No Teatro Académico Gil Vicente (TAGV) a programação também é boa e ajuda a superar a depressão pelo fim dos dias de praia e das bolas de berlim na areia. Começamos logo no dia 2 de Outubro com um espetáculo de stand-up, com o humorista Guilherme Duarte. No dia 8 de Outubro e até ao dia 11, decorre a 26ª Festa do Cinema Francês. No dia 13 de Outubro, Hugo Sousa regressa ao palco do TAGV com mais um espetáculo de stand-up. No dia 21 o filme Eclipse de Michelangelo Antonioni assume o lugar de destaque às 18h30.



Mas calma que as nossas crianças não ficam esquecidas na nossa agenda cultural. Na Programação “Sábados para a Infância” há programas para todos os gostos e várias idades. No dia 4 de Outubro há uma Oficina de tecelagem intitulada, “Tecendo Sonhos” para maiores de 3 anos a partir das 11h. No sábado seguinte, dia 11, o grupo Taleguinho traz o espetáculo musical “Por Carreiros de Almocreves”, também para maiores de 3 anos e a partir das 11h. No sábado, dia 18, a programação é para os mais crescidos. Crianças entre os 6 e os 14 anos podem ir a uma Oficina de Ilustração com Ana Biscaia “Um lenço pode ser cenário?”. A oficina começa às 10h30 e tem duração de 150min. No último sábado do mês, dia 25, é tempo para o teatro com a peça “Kyoki”. O espetáculo começa às 11h00 e é para maiores de 5 anos. 


E, pronto, guardámos o melhor para o fim. Depois de muitos meses com a cidade caótica, com obras e trânsito, finalmente começamos a ver luz ao fundo do túnel. Ou melhor, finalmente começamos a ver o MetroBus a andar. É certo que ainda a meio gás, mas já dá para perceber que depois da empreitada concluída a cidade, e, principalmente, nós, os seus habitantes, vamos ficar todos a ganhar. 



Se isto não são mais do que bons motivos para encarar com mais ânimo o regresso ao teatro da vida quotidiana, não sabemos como o podemos ajudar.

NUVIDEIA

COIMBRAEXPLOREComentário