A Cultura é Segura: Já pensou no que vai querer ver em novembro em Coimbra?

Copy of Pink Bath Simple UI Beauty Business Static Feed Ad.png

Depois não diga que não sabia… Há teatro, música, dança e muitas outras propostas de eventos que vão acontecer em Coimbra. Num momento em que a cidade está a desenvolver a sua candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027 as propostas para o penúltimo mês do ano são mais que muitas.

  • FILA K CINECLUBE TEM NOVA SALA E PROGRAMAÇÃO EM NOVEMBRO/DEZEMBRO

O FILA K CINECLUBE tem nova sala para as suas próximas exibições já a partir desta terça-feira, dia 3 de novembro, pelas 18h15.

Trata-se do Salão São Tomás no Seminário Maior de Coimbra. Para novembro e metade de dezembro estão agendadas sessões de cinema português em parceria com a produtora e distribuidora Terratreme Filmes. Consulte a programação aqui.

1.jpg

 

  • FAMILY LAB - EXPLORAR CIÊNCIA EM FAMÍLIA

Family Lab é o novo espaço do Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra desenhado para receber atividades de exploração de ciência para toda a família com diferentes temáticas ao longo do ano! Neste espaço interativo as famílias encontram um ambiente estimulante que desafia a criatividade e a curiosidade, com propostas para todas as idades. O Family Lab abre as suas portas com uma oficina permanente de construções com peças K’Nex®.

Horários: Todos os dias - 10h-13h | 14h-18h | Idades: Todos os públicos
Lotação: máx. 10 participantes | Informações: visitas@exploratorio.pt | 239 703 897

1.jpg
  • ORPHIKA – UM CICLO PARA CELEBRAR A MÚSICA NA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Está de regresso o ciclo de música da Universidade de Coimbra (UC) – Orphika. De 5 de novembro a 8 de dezembro, a proposta da 2.ª edição do ciclo passa por 19 eventos musicais e 13 eventos convergentes. Uma oportunidade de “tornar público o que estava em silêncio há centenas de anos”, sublinha o Vice-Reitor para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão. O programa do ciclo já foi apresentado e já está disponível online.

Captura de ecrã 2020-11-01, às 18.37.15.png
  • CINEMA NO TEATRO ACADÉMICO DE GIL VICENTE

O cinema marca sem dúvida, uma vez mais, a grande aposta do Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV). Durante o mês de novembro grandes clássicos do cinema irão ser projetados na grande tela do teatro, bem como o regresso da Festa do Cinema Italiano que irá ocupar a sala de 10 a 12 de novembro. O dia 9 de novembro assinala o início da XXVI Edição do Festival Caminhos do Cinema Português. Com um custo de 4,00€ e de 3,00€, os bilhetes já estão à venda na loja online do Festival. O festival promoverá as suas actividades entre os dias 9 de Novembro a 5 de Dezembro. As sessões de cinema decorrerão no Teatro Académico de Gil Vicente, Mini-Auditório Salgado Zenha e outras salas de Cinema da cidade de Coimbra..

  • CAFÉ CURTO… SHOWCASES NO CONVENTO SÃO FRANCISCO

“Café Curto” é um ciclo de programação que está a decorrer neste último trimestre de 2020 em Coimbra. Com início a 13 de Outubro e encerramento a 15 de Dezembro, todas as terças-feiras, entre as 19h e as 19h30, terá lugar no café-concerto do Convento São Francisco um conjunto de 10 showcases de músicos com forte ligação à cidade de Coimbra. Assim:

3 Novembro – Lunar Drone

10 Novembro – Defrosted Pork Chops

17 Novembro – Spicy Noodles

24 Novembro – Pinhata

12.jpeg
  • A MULHER COMO CAMPO DE BATALHA, DE MATÉI VISNIEC NO TEATRO DA CERCA DE SÃO BERNARDO

“A mulher como campo de batalha”, de Matéi Visniec, 70.ª criação d’A Escola da Noite, estreia a 29 de Outubro.
Com o título alternativo, proposto pelo próprio autor, de “Do sexo da mulher como campo de batalha na guerra da Bósnia”, a peça foi escrita em 1996 e constitui um pujante retrato da guerra e da forma particular como as mulheres são vítimas directas e indirectas da barbárie, nesta e em outras guerras.
Dorra (Ana Teresa Santos), vítima de violação durante a guerra da Bósnia, conhece Kate (Paula Garcia), psicanalista norte-americana, já fora do território em que as atrocidades foram cometidas. A relação que se estabelece entre as duas personagens e as memórias de cada uma convocam-nos para uma reflexão sobre os nacionalismos, a xenofobia, a violência extrema e “os clichês, os lugares-comuns e as maldades” que demasiadas vezes marcam a relação dos indivíduos com “o outro”.
O espectáculo cumprirá uma temporada de quatro semanas, até 6 de Dezembro, intercalada com espectáculos de outros artistas que A Escola da Noite acolhe no TCSB.

12 a 15, 26 a 29 de Nov | 3 a 6 de Dezembro | quintas 19h00 / sextas e sábados 21h30 / domingos 16h00

Mais detalhes

  • BENJAMIM APRESENTA "VIAS DE EXTINÇÃO" NO TAGV

Benjamim regressa aos discos com Vias de Extinção. O sucessor de Auto Rádio e 1986 (em parceria com o britânico Barnaby Keen) é um trabalho de profunda descoberta interior e o fechar de um ciclo que acabou por coincidir com a pandemia que nos confinou. O músico contou com o apoio decisivo da sua banda em todas as fases de gravação, sendo que algumas canções chegaram a ser testadas ao vivo antes de entrarem em estúdio. Para além de António Vasconcelos Dias (teclados e coros), João Correia (bateria), Nuno Lucas (baixo) e Vera Vera-Cruz (teclados e coros), o novo álbum juntou o clã Isabel, Joana e Margarida Campelo nos coros e ainda Manuel Pinheiro nas congas e percussões. Benjamim chega ao Teatro Académico de Gil Vicente a 6 de novembro de 2020. Os bilhetes estão à venda aqui.

1.jpg
  • SUGESTÕES: LIVRARIA DO CONVENTO SÃO FRANCISCO

Ainda não visitou a Bruaá/Livraria do Convento? De que está à espera! A Livraria do Convento é sem sombra de dúvida aquele espaço de visita obrigatória na cidade. Para este mês de novembro são várias as propostas que o espaço preparou para si.

Estando-nos a aproximar do Natal, poderá ser a solução perfeita para aquele presente que tanto procuramos!

 

  • TALEGUINHO: COSTURAR CANTIGAS E HISTÓRIAS – ESPECTÁCULO DE APRESENTAÇÃO DE CD

Pensado originalmente para o público infantil, “Costurar cantigas e histórias” é na verdade um espectáculo para todas as idades, que proporciona o contacto com a música tradicional portuguesa, através de um alinhamento que inclui canções, histórias e lengalengas, contadas e cantadas.
Em cada um dos concertos, a sonoridade dos instrumentos tradicionais está presente, bem como um cenário e adereços construídos propositadamente para o espectáculo. Cada apresentação é uma experiência de cumplicidades, onde os sons, as palavras, os gestos, as imagens e os silêncios a todos surpreendem.
O Taleguinho é um projecto musical da cantora Catarina Moura e do compositor e multi-instrumentista Luís Pedro Madeira. 7 de Novembro de 2020 no Teatro da Cerca de São Bernardo. Mais detalhes

1.jpg
  • KERCHANGA NO LIQUIDÂMBAR

Kerchanga é um duo que mescla elementos da música folk e tradicional inspirado em grande parte por seu amor pela música do continente africano.

Entre melodias íntimas e ritmos fascinantes de solo afro-crioulo, os loops entrecruzados da guitarra se misturam aos sons da harpa da África Ocidental, o Ngoni, uma pitada de beatbox apóia as harmonias vocais.

Dupla itinerante, o grupo formou-se em estradas vicinais e incorpora diferentes linguagens e ritmos ao seu repertório intercultural, em busca constante de novos territórios musicais a serem explorados. Mais Informações

1.jpg
  • OS GUARDAS DO MUSEU DE BAGDAD – NA OFICINA MUNICIPAL DE TEATRO

A peça de teatro Os Guardas do Museu de Bagdad retrata os últimos momentos antes do saque do Museu de Iraque em 2003. Milhares de artefactos sem preço, foram roubadas, ou destruídas por uma multidão que invadiu o museu, enquanto as forças americanas assistiam, ou pelo menos é isto que parece … Porque voltar a este momento, a este lugar em 2020? Porque fazer deste texto o ponto de partida para uma nova criação, uma nova reflexão, 12 anos depois da sua estreia em Lisboa?(…) SÁBADO, 7 DE NOVEMBRO DE 2020 ÀS 21:30

  • FIL’MUS 2, FILME E NÃO SÓ MUSICADO AO VIVO NO CONVENTO SÃO FRANCISCO

Um espetáculo único que junta as artes de cinema, música e teatro, onde os atores entram no ecrã, misturando a realidade com a imagem gravada com todos os sons ouvidos feitos ao vivo pelos músicos-atores.
Fil’Mus 2 é um espetáculo diferente e completo que promete encantar públicos de todas as idades. (8 novembro | 16h00; 9 novembro | 10h00)

© Carlos Fernandes e Carlos Teles

© Carlos Fernandes e Carlos Teles

DOCUMENTÁRIO: NO ESCURO E À ESCUTA NO CONVENTO SÃO FRANCISCO

No Escuro e à Escuta é um documentário sonoro sobre a censura e a propaganda em Portugal durante o Estado Novo. Trata-se de uma sessão desenhada para o ouvido, que desperta a memória de um passado recente e muito marcante da história de Portugal. Este documentário inclui entrevistas gravadas em fevereiro e em março de 2019 em Arcos de Valdevez, Braga, Coimbra, Aveiras de Cima, Cova da Piedade e Lisboa, e também sons de arquivo da RDP.
No escuro, de olhos abertos ou fechados, vamos ouvir histórias de quem teve coragem e medo; vamos ouvir sons outrora escondidos; e vamos voltar a sentir, ouvindo, o palpitar de corações descompassados. Será a censura uma coisa do passado?

"No Escuro e à Escuta” está nomeado para Melhor Documentário Rádio na edição deste ano dos PRIX EUROPA. (Black Box -10 novembro | 15h00 e 21h30). Mais informações

©Hilda Reis

©Hilda Reis

  • SURMA no Ciclo_desConcertos DO CONVENTO SÃO FRANCISCO

Sozinha em palco, rodeada de uma dúzia de instrumentos e com a sua voz, Surma inspira-se no silêncio para criar um universo próprio de canções que tanto bebem no jazz, na eletrónica e numa multiplicidade de influências para explorar caminhos nem sempre óbvios, mas com uma identidade muito vincada, com uma fonética própria; capaz de criar momentos únicos de viagem ao vivo, que tanto nos lembram ambientes de fjords nórdicos como de cidades cosmopolitas (12 novembro | 21h30). Mais informações


Uma semana em dose dupla no Convento São Francisco para Surma, que no dia 8 de novembro, precisamente no mesmo palco, participa no Concerto para Bebés “Surmês ou a Islândia do Sul”.

© Joana César

© Joana César

  • MISTY FEST 2020 - CONVENTO SÃO FRANCISCO

O festival que sempre primou por apresentar a melhor música nas melhores salas está de volta em 2020 para a sua 11ª edição. O Misty Fest 2020 continua comprometido com uma programação da mais elevada qualidade artística, mantendo a sua exigência ao nível das apresentações, privilegiando, como sempre, a qualidade acústica, o conforto e a descentralização, apresentando, uma vez mais, concertos em salas de excelência de todo o país e cimentando dessa forma um perfil que é absolutamente único no panorama nacional de festivais.

A edição deste ano face à COVID-19 viu a edição deste ano ficar bastante reduzida, no entanto, Coimbra é um dos palcos principais desta edição:

1.png
  • AMARAMÁLIA IN MEMORIAM | COMPANHIA PORTUGUESA DE BAILADO CONTEMPORÂNEO

“O fado nasceu a bordo, aos ritmos infinitos do mar, nas convulsões dessa alma do mundo, na embriaguez murmurante dessa eternidade da água.”
Pinto de Carvalho in História do Fado

No ano em que se celebram os cem anos do nascimento de Amália Rodrigues, não podia deixar de me associar a estas tão merecidas comemorações.
AMARAMÁLIA in memoriam começará como uma projeção imaginária, uma cerimónia sem tempo e personagens definidas. O seu espaço tanto poderá ser a geometria obscura das vielas e tabernas de Lisboa, na sua penumbra habitada, como uma janela debruçada sobre a claridade de um lugar sem nome.
Vasco Wellenkamp. Grande auditório do Convento São Francisco 20 novembro | 21h30. Mais Informações

© Rodrigo César

© Rodrigo César

  • RUMO AOS CÉUS DE ODON VON HORVÁTH

Uma produção do Curso de Teatro e Educação em colaboração com o Teatrão

20 a 29 de novembro (segunda a sábado às 21h30; domingo às 17h) Oficina Municipal do Teatro
Entre rumar aos céus ou fugir do inferno nunca sabemos onde o comportamento em vida nos leva. Ödön von Horváth mostra-nos a fragilidade do ser humano e as possíveis consequências que ninguém espera depois da morte. A peça decorre entre o Céu, a Terra e o Inferno. Na Terra assistimos à luta de Luísa, uma jovem atriz que aguarda por uma oportunidade para mostrar o seu talento. No seu caminho estão o porteiro e, principalmente, o Diretor de um teatro que fecham as janelas de oportunidades aos mais jovens. No Céu está a mãe de Luísa que tenta que São Pedro interceda por ela e ao Inferno vai parar o Diretor, depois de um fulminante ataque cardíaco. Céu e Inferno negoceiam e gerem a Terra e o destino das suas almas com surpreendente cumplicidade. Ao Diretor é dada uma segunda oportunidade desde que leve Luísa, a jovem aspirante a atriz, a vender a sua alma ao Diabo. No Céu, São Pedro mente descaradamente à mãe de Luísa escondendo-lhe a vida que esta leva na Terra. Uns metros mais a baixo, no Inferno encontramos o Diabo na posição de tentar tornar as almas condenadas em seres humanos dignos para rumar aos Céus. O mundo está virado do avesso com os caminhos que se esperavam pacíficos a tornarem-se numa montanha-russa cheia de incógnitas e o destino de cada um torna-se tão incerto que pode estilhaçar qualquer visão utópica que se tenha construído na Terra. Mais Informações e bilhetes

1.jpg
  • DESCOBRIR A ILUMINAÇÃO DE NATAL DA CIDADE

A iluminação natalícia, que já começou a ser montada, este ano, irá chegar a mais nove locais, como a Praça das Bandeira (no Convento de São Francisco), à rotunda da Praça das Cortes, à Rua da Sota, à entrada das Escadas do Gato, ao Largo do Romal, ao Largo da Freiria, ao Largo das Olarias, ao Largo de Celas e à zona comercial do Girassolum.

Uma forma da CM de Coimbra promover a atratividade da cidade  e dinamizar a economia local, diminuindo os impactos da pandemia. Respeitando sempre as as normas impostas pela Direção Geral de Saúde.  

Este ano 420 mil luzes amigas do ambiente irão abrilhantar a cidade trazendo consigo a magia e conforto da época. Uma cidade iluminada e mais atrativa a partir do dia 27 de novembro. Poderá deixar-se levar e encantar pelo espírito de Natal todos os dias das 17h00 às 02h00, à exceção das sextas e sábados, e os dias 24, 25 e 31 de dezembro que ficarão ligadas até às  04h00.

O Edifício da CM, o Largo da Portagem e a Praça das Cortes, são lugares de paragem obrigatória para a típica foto de Natal com o #Coimbra

_DSF7665.jpg

Nota: Sugestões de eventos em constante actualização.