Projeto FIO recupera memórias do Convento São Francisco em Coimbra | Coimbraexplore

Durante o mês de Março, a história recente do Convento São Francisco volta a ser matéria-prima de trabalho. Já nos dias 14, 15 e 16 de março, a reconhecida iniciativa A AVÓ VEIO TRABALHAR estará por alguns dos espaços emblemáticos de Coimbra, para entusiasmar e ensinar a miúdos e graúdos todos os segredos do BORDADO SOBRE FOTOGRAFIA e descobrir novas memórias sobre este edifício patrimonial.

A 28 de Março de 2016, no âmbito da programação de reabertura do Convento São Francisco, a Câmara Municipal de Coimbra dava início ao seu primeiro projeto artístico FIO | MEMÓRIAS COMO MATÉRIA-PRIMA.

Respondendo ao desenvolvimento de projectos específicos capazes de criar linhas de contacto entre Arte, Cultura e Comunidade, FIO tinha como argumento para a criação um forte sentido comunitário e as memórias do trabalho na Fábrica de Lanifícios de Santa Clara. 

Fundada em 1888 por Jayme Planas Coronellas, Pedro Peig Doria e Buenaventura Doria Borrell, a Fábrica laborou nas instalações do Convento durante cerca de um século. A vida desta unidade têxtil, que tem na memória da cidade um lugar especial, ficou a dever-se a diversas gerações de empreendedores e trabalhadores, que fizeram deste lugar a sua casa diária.

Ao longo de todo o processo artístico, apelando sempre à participação da comunidade, o projeto FIO procurou activar os patrimónios (materiais e imateriais) associados à Fábrica e homenagear os últimos habitantes do antigo Convento, seja através da documentação ou da pintura mural.

Após as várias fases de desenvolvimento, o resultado final de FIO, traduziu-se na pintura dos rostos de pessoas ligadas à Fábrica que, ao serem exibidos nas ruas da cidade, em localidades vizinhas e no interior deste mesmo edifício, nos permitiram descobrir um pouco mais sobre a história do Convento São Francisco e da própria região. 

 FIO conferiu inegavelmente uma renovada carga emocional ao espaço do Convento, assumindo-se, desde então, como um agente de intermediação e de ligação entre diversas comunidades, sejam estas artísticas, históricas, familiares ou simplesmente locais.

Volvidos 3 anos, ao longo dos quais fomos recolhendo e acumulando (novas) memórias do Convento São Francisco, surgiu a vontade de realizar um novo projecto que evocasse os tempos da Fábrica, estando assim criada a oportunidade para um novo FIO | MEMÓRIAS COMO MATÉRIA-PRIMA.

Um FIO2, que tendo por base (e de novo) o universo de vivências associadas ao trabalho na Fábrica de Lanifícios de Santa Clara, permite-nos dar nova vida e cor a histórias e gerar novas memórias.   

Este novo FIO2, novamente desenhado pela Mistaker Maker | Plataforma de Intervenção Artística, apresenta-se como um projecto artístico de forte cariz comunitário e participativo, orientado pelas mãos experientes que integram o projecto A Avó Veio Trabalhar, uma iniciativa de aprendizagem, partilha e empowerment, que através da utilização dos lavores tradicionais e do design, aumentam o poder de intervenção dos séniores na nossa sociedade.

Itinerando por alguns dos locais mais emblemáticos da cidade de Coimbra, captando o mais amplo dos públicos, os workshops de BORDADO SOBRE FOTOGRAFIA propostos pelo FIO2, proporcionarão a construção comunitária de peças únicas que contam a história do património imaterial local e, simultaneamente, a narração de novas histórias e memórias através das conversas informais que surgirão de forma absolutamente natural.

 

O FIO2 | MEMÓRIAS COMO MATÉRIA-PRIMA que a 30 de Março se apresentará pelo Convento São Francisco (e ficará patente até 12 de Maio) será o resultado de um trabalho feito a muitas mãos que, de novo, se reencontrarão no e pelo Convento, descobrindo memórias com novas visões e com novas cores. 

FIO2 | FASE 01 | WORKSHOP COMUNITÁRIO

1 | Café Santa Cruz _ 14 março 2019 (5º feira) – 15h>18h

2 | Ateneu de Coimbra _ 15 março 2019 (6º feira) – 10h>13h

3 | Convento São Francisco _ 16 março 2019 (sábado) – 15h>18h

 

FIO2 | FASE 02 | EXPOSIÇÃO

Exposição | 30 de Março a 12 de maio

                      todos os dias _ 15h >20h

Inauguração| 30 de Março, 16h

Local | Welcome Center do Convento São Francisco

COIMBRAEXPLOREFIO1 Comment