Noite de Fado e Teatro em Condeixa-a-Nova

Espetáculo 'Nas fendas das muralhas ouvem-se os cantos de outrora’ é promovido pelo programa ‘Coimbra Região de Cultura’. A entrada é gratuita.

'Nas fendas das muralhas ouvem-se os cantos de outrora’ é a próxima iniciativa do ciclo 'À Volta do Fado', a realizar-se no dia 8 de fevereiro, sexta-feira, às 21h30, no Cine-teatro dos Bombeiros Voluntários de Condeixa, em Condeixa-a-Nova. Promovido pelo programa 'Coimbra Região de Cultura', é um espetáculo de valorização do Fado e Canção de Coimbra aliado a uma intervenção teatral que explora o conceito de invasão. A entrada é gratuita.

Segundo o dramaturgo Helder Wasterlain, "o resultado é um espetáculo performático que abre uma fenda, uma possibilidade ou, melhor ainda, uma oportunidade. A oportunidade de experimentar sem medo de errar, já que essa é uma condição necessária de quem faz e cria uma obra artística. Mas é, igualmente, a oportunidade de dar a conhecer uma parte da história colectiva nacional - as Invasões Francesas - através de uma história individual, a história da família Montbrun”.

O espetáculo 'Nas fendas das muralhas ouvem-se os cantos de outrora’ conta com a participação do ator João Gama, Bruno Costa na guitarra portuguesa, Nuno Botelho na guitarra clássica e voz de António Ataíde.

Pretendendo homenagear o legado do Fado e da Canção de Coimbra como património imaterial único e fortalecer a sua conexão com os territórios, 'À Volta do Fado' está a percorrer a Região de Coimbra com uma programação que cruza o Fado e a Canção de Coimbra com diversas artes, saberes e sabores da cultura nacional, como a pintura, poesia, cinema, gastronomia, dança, entre outras.

'Coimbra Região de Cultura' é uma rede de programação patrimonial e cultural que está a implementar mais de 150 iniciativas,  sempre com entrada livre, nos 19 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

Teatro, música e dança são algumas das artes que se cruzam nesta rede de iniciativas pluridisciplinares que integra espaços patrimoniais, museológicos, centros históricos e recintos culturais, promovendo a valorização turística dos bens patrimoniais da Região.

Coimbra Região de Cultura' é cofinanciado pelo CENTRO 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

COIMBRAEXPLOREComentário