Programação TAGV arranca com projeto internacional | Coimbraexplore

Setembro é o mês da rentrée das salas de espectáculos de Norte a Sul do país, não sendo excepção o Teatro Académico de Gil Vicente. O TAGV é uma estrutura da Universidade de Coimbra, assumindo um carácter de excepção cultural no território português, por ser o único edificio teatral universitário do país.

No próximo dia 13 de Setembro é apresentado Perigo Feliz, um projeto de Tiago Rodrigues, no contexto do projeto internacional "École des Maîtres". Este projeto é já uma referência na programação do TAGV, mas também um dos projetos mais significativos na formação teatral de nível avançado.

A edição do "École des Maîtres" 2018 conta com o apoio de 4 países europeus, a Bélgica, Itália, França e Portugal,  consequentemente relaciona 4 atores/atrizes de cada uma das nações envolvidas, perfazendo um elenco de 16 artistas.

Este ano, orientado pelo dramaturgo e encenador português Tiago Rodrigues, o projeto decorre em Udine, Roma (Itália), Reims, Caen (França), Liège (Bélgica), Coimbra e Lisboa (Portugal), entre 19 de agosto e 1 de outubro.

O espectáculo está marcado para as 18h00 do dia 13 de Setembro, é de entrada gratuita sendo em francês, italiano (sem legendas) e português. A segunda apresentação em Portugal está marcada para o dia 16 de Setembro no Teatro Nacional D. Maria II.

O Teatro mantém ainda a forte aposta na programação de cinema, mantendo-se o "Cinema à Segunda", o "Cinema em Família". Novidade para o "Cinema Falado" em que "para além de exibição de películas, haverá também debate e reflexão sobre diferentes aspetos da sétima arte".

No mês de Setembro, destaque ainda para o Concerto de Abertura do Ano Letivo da Universidade de Coimbra, pela Orquestra Académica da U.C. no dia 23 de Setembro pelas 18h00. "Serão apresentadas obras de compositores contemporâneos, num concerto que é um convite ao comemorar dos 150 anos do nascimento de José Vianna da Motta e dos 100 anos da morte de António Fragoso e Claude Debussy."

Outubro, bastante mais agitado, as atenções estão viradas para a antestreia do filme Pedro e Inês, de António Ferreira, baseado no  romance de Rosa Lobato Faria. De 16 a 21 de Outubro a 19ª Festa do Cinema Francês instala-se no Teatro, com produção do Institut français du Portugal, Embaixada de França, Alliance Française Coimbra em parceria com o TAGV.

Na música, o Coimbraexplore sublinha o concerto em Outubro dos portuenses X-Wife e os conimbricenses Wipeout Beat, e em Dezembro o concerto de Jorge Palma, Expresso do Outono. Poderá consultar estes e outros destaques na página do TAGV recentemente renovada.