Concerto para Gavetas. Sim, Gavetas!

Desde o dia 1 de Julho existe um armário muito especial no Convento São Francisco em Coimbra, chama-se MS01. Com o simples acto de abrir uma gaveta poderá não encontrar objectos, mas viagens até ao centro histórico da cidade.

O módulo é composto por 16 gavetas, que contém respectivamente 16 paisagens sonoras do centro histórico da cidade de Coimbra, e ainda a projecção de uma imagem correspondente ao local onde foi "capturado" o registo.

Poderá até ao próximo dia 2 de Setembro interagir com a instalação audiovisual de Tiago Martins, Pedro Martins, João Bicker, Penousal Machado (Computational Design and Visualization Lab., CISUC); Luís Antero (Jazz ao Centro Clube).

A parceria entre o serviço educativo do Jazz ao Centro Clube (JACC) e o laboratório do CISUC tornou possível o MS01, e consequente acesso ao público das paisagens sonoras da cidade.

No Próximo dia 23 de Agosto (19h00) há concerto Concerto para Gavetas, com Luís Antero e Pedro Martins no Convento São Francisco. As gravações sonoras da cidade e a manipulação em tempo real do MS01, e a guitarra, prometem aquecer o Convento!

A partir das Paisagens Sonoras da Cidade, um projeto em torno de uma instalação audiovisual que permite a exploração artística, educativa e lúdica do Arquivo Sonoro do Centro Histórico de Coimbra e do dispositivo interativo Mobiliário Sonoro 01 (MS01), desenvolvido com base numa parceria entre o Jazz ao Centro Clube e o Computational Design and Visualization Lab. do Cognitive and Media Systems Group, Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra, cria-se o Concerto para Gavetas, visando dar a conhecer a cidade de Coimbra por uma perspetiva audível: as suas paisagens sonoras.

O Concerto para Gavetas está inserido no Dar a Ouvir. Paisagens Sonoras da Cidade, um projeto desenvolvido pelo Serviço Educativo do Jazz ao Centro em coorganização com o Município de Coimbra. Para mais detalhes visite a página do evento no Facebook.