Luís de Matos coordena candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027

Luis de Matos, sobejamente reconhecido a nível nacional e internacional é o coordenador da candidatura, a ele junta-se António Pedro Pita, Cristina Robalo Cordeiro, Luís Filipe Menezes, Manuel Rocha, Nuno Freitas e Rui Rocha.
Trata-se de um evento de dimensão internacional que poderá realizar-se em Coimbra durante o período de um ano, em 2027, a par com uma cidade europeia.

Os principais objectivos de uma candidatura desta natureza passam por valorizar a riqueza e a diversidade das culturas europeias, assim como as características comuns, e contribuir para um maior conhecimento mútuo dos cidadãos europeus.

É desejável que a iniciativa, as estruturas e capacidades criadas neste âmbito sejam utilizadas como base para uma estratégia de desenvolvimento cultural sustentável nas cidades em questão, garantindo os efeitos a longo prazo da manifestação "Capital Europeia da Cultura".

Em 2014, acrescentou-se uma nova dimensão subordinada aos objectivos do programa Europa Criativa, visando salvaguardar, desenvolve e promover a diversidade cultural e linguística da Europa, promover o património cultural europeu e reforçar o sector audiovisual, para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo.

O estudo "Cidades e Capitais Europeias da Cultura - City Reports", de 2004, revela que o título "Capital Europeia da Cultura" produz um impacto muito positivo em termos de repercussões nos meios de comunicação social, de desenvolvimento cultural e turístico e de tomada de consciência pelos habitantes da importância da sua cidade.

Segundo Luis de Matos, esta candidatura trata-se de “mostrar não aquilo que Coimbra é, mas o que Coimbra quer e deve ser no panorama nacional e internacional”.
 
O sitio operacional da equipa será o Convento São Francisco, um equipamento da Câmara Municipal de Coimbra, dotado de inúmeras valências equipamento de excelência para a receção de congressos e espectáculos, e que seguramente será palco de grandes eventos na Capital Europeia da Cultura em 2027. A página web da candidatura de Coimbra  a Capital Europeia da Cultura em 2027 ficará em breve disponível.

Recordemos que desde 1985, em 1994 Lisboa, 2001 o Porto e em 2012 Guimarães foram Capitais Europeias da Cultura.

COIMBRAEXPLOREComentário