Casa-Museu Miguel Torga mostra vida e obra do escritor falecido há 29 anos
A Câmara Municipal de Coimbra recordou ontem, dia 17 de janeiro – data que marca os 29 anos do falecimento do escritor e poeta Miguel Torga – a figura tutelar da literatura que elegeu Coimbra para viver. Na Casa-Museu Miguel Torga, aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 14h00 às 17h30, é possível imergir na vida do poeta. “Quem quiser conhecer-me, leia-me” é o mote para se conhecer Torga, através da sua obra, das suas imagens, dos seus manuscritos, documentos e objetos pessoais.
Inaugurada a 12 de agosto de 2007, a Casa-Museu Miguel Torga proporciona uma aproximação à intimidade de Miguel Torga. Pseudónimo de Adolfo Correia da Rocha, nascido em São Martinho de Anta, Sabrosa, a 12 de agosto de 1907, e falecido em Santo António dos Olivais, Coimbra, no dia 17 de janeiro de 1995, Miguel Torga é um dos maiores escritores da literatura portuguesa de todos os tempos.
Ao assinalar-se a 17 de janeiro o dia do seu falecimento, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra recorda a Casa-Museu Miguel Torga, que está aberta ao público para visitas de segunda a sexta-feira, das 14h00 às 17h30. Na sua morada de família, hoje Casa-Museu Miguel Torga, é possível conhecer a intimidade da sua vivência e uma exposição retrospetiva da sua vida. Na Casa-Museu Miguel Torga privilegiam-se as atividades culturais ligadas à vida e obra do escritor, tais como tertúlias, visitas guiadas, exposições, apresentação de livros, encontro com escritores, programas educativos e saraus musicais.
Projetada pelo arquiteto e amigo Manuel Travassos Valdez, a residência foi iniciada entre 1952 e concluída em 1953, com linhas simples e harmoniosas tendo sido habitada pelo escritor, pela sua mulher, Andrée Cabrée Rocha, e pela sua filha Clara Cabrée Rocha. À entrada os visitantes são recebidos pela urze, que Torga ali plantou e que adotou para seu pseudónimo, assumindo, assim, a fortíssima ligação à terra e ao mundo rural.
A Casa-Museu Miguel Torga situa-se na Praceta Fernando Pessoa, 3, 3030-170 Coimbra. Informa-se, ainda, que as visitas guiadas são gratuitas, destinando-se a grupos escolares e outros interessados. Para informações e reservas, poderá contactar 239 702 630 (chamada para a rede fixa nacional) ou biblioteca@cm-coimbra.pt.
A 13 de maio, a Blue House assinala um marco simbólico: a realização da 200.ª sessão do Café Curto.
O rapper sobe ao palco no dia 30 de maio para um espetáculo que promete ser inesquecível.
O programa proporciona visitas guiadas, orientadas por voluntários ou comentadas por especialistas, de acesso gratuito, e com duração média de 30 minutos.
Fica o convite para que todos possam conhecer algumas das imagens mais impactantes recolhidas pelo Hubble e testemunhar a história espacial(…)
O evento contará com duas modalidades – uma corrida de 10 km e uma caminhada de 5 km – com partida e chegada na Praça da Canção, em Coimbra.
De acordo com o Município de Penacova, "a exposição promete ser um dos pontos altos da programação cultural nacional de 2025, proporcionando um
O projeto Tipos de Coimbra, dedicado à salvaguarda, resgate e preservação de letreiros publicitários com valor histórico e relevância para a memória coletiva da cidade,
Este festival não é apenas sobre sentir-se bem; também apoia uma causa solidária.
É nesta multiplicidade de movimentos e intérpretes que a primavera e a dança chegam a Coimbra, com propostas entre o experimental e o mainstream, com projetos de comunidade ou de inclusão.
Estas sete novas confirmações juntam-se aos portugueses Táxi, Mão Morta, MARTA REN, Maquina, Aggressive Girls e The Pages, aos espanhóis Biznaga, ao belga Landrose,
A funcionar desde 1942, o Mercado do Calhabé é uma referência para quem gosta de comprar a agricultores locais e valoriza produtos biológicos.
A quarta edição do 231 Fest – festival da Juventude da Mealhada tem como cabeças de cartaz Lon3r Johny, Dillaz, VSP AST e DJ Shannon Booth.
No dia 13 de março de 2025, quinta-feira, às 12h00, no UC Exploratório, será inaugurada a próxima grande exposição do UC Exploratório - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra.
A Queima das Fitas de Coimbra 2025 promete mais uma edição inesquecível, e os primeiros artistas anunciados já estão a gerar grande entusiasmo.
Talvez fique surpreendido mas há muitos e bons segredos escondidos na Baixa de Coimbra. Mas não se preocupe, vamos já partilhar tudo consigo.
“O Principezinho”, o musical para toda a família que representa a infância inconsciente dentro de cada adulto através de sentimentos de amor, esperança e inocência.
Um “concerto” de ilusões com algumas das melhores e mais memoráveis criações, e recriações, de Luís de Matos nos últimos anos.
Os Peste & Sida tocaram, pela primeira vez, a 11 de julho de 1986, em Odivelas, na eliminatória de um concurso de jovens bandas da Festa do Avante.
A Casa dos Cogumelos foi construída nos anos 1960 como residência de férias e recentemente restaurada para oferecer um alojamento de luxo.
Com quatro sessões presenciais e dois webinars, que irão decorrer em Coimbra, Porto, Caldas da Rainha e Lisboa, este novo ciclo temático pretende(…)
Em 2025, os Mercadinhos da Margem Esquerda irão realizar-se todos os segundos domingos de cada mês, com a próxima edição agendada para 9 de fevereiro, das 10h00 às 17h00.
Saiba todos os destaques agendados para o mês de fevereiro no UC Exploratório.
Porque muitas são as histórias de amor que começam à volta de uma mesa... começamos por sugerir que partilhem um delicioso Brunch no "Hey, Sunday",
Ambas as noites contam com convidados especiais que irão juntar-se ao trio em palco para revisitar a sua discografia, tornando estas atuações verdadeiramente únicas.
A XIV edição da Mostra continua a consolidar a programação artística e a acentuar o seu caráter inovador na dimensão de eventos desta tipologia em
Esta quarta-feira, 15 de janeiro, das 18h00 às 19h00, voltamos a pôr os Pontos nos iii no programa de conversas com investigadores,
O Taleguinho, projecto musical para a infância de Catarina Moura e Luís Pedro Madeira, celebra 10 anos.
Dona de uma das mais características vozes Portuguesas, é seguida por uma multidão de fãs e esgota todas as salas por onde passa.
Este espetáculo é uma experiência na qual todos são convidados a participar de uma forma ativa, contribuindo com sons, ritmos, melodias e gargalhadas.
No domingo, 4 de maio, a Quinta das Lágrimas assinala o Dia da Mãe com um almoço especial no restaurante Pedro & Inês, em Coimbra.