Livros para todas as idades marcam sábado no TCSB

Concebida e dinamizada pela animadora sócio-educativa Cláudia Sousa, a iniciativa “Flores de Livro” é a mais antiga acção regular para a infância desenvolvida pel'A Escola da Noite no TCSB, onde é companhia residente. Com mais de 60 sessões realizadas, as sessões de leituras de histórias, em que o próprio livro, enquanto objecto, assume um papel central, iniciaram-se em 2013 e entram agora no seu sétimo ano de actividade ininterrupta. Foram a semente e a inspiração para o programa “Sábados para a Infância”, que arrancou formalmente no início de 2015 e nunca mais parou.

Para cada sessão, Cláudia Sousa escolhe alguns dos livros que sempre transporta na sua mala e lê as histórias no ambiente descontraído e de grande proximidade da Livraria do Teatro, com as crianças (e os adultos que as quiserem acompanhar) sentadas nas já bem conhecidas “almofadas azuis com peixinhos” que decoram o espaço. Depois, há tempo para as crianças brincarem com os livros, manuseando-os e descobrindo com as próprias mãos a beleza das ilustrações, e fazerem os seus próprios desenhos, com materiais fornecidos pelo Teatro. Podem ainda, sem qualquer custo adicional, requisitar um livro por sessão e levá-lo para casa, devolvendo-o numa das sessões seguintes.

A iniciativa começa sempre às 11h00 e tem lotação limitada, sendo possível efectuar reserva prévia de lugares, pelos contactos habituais do Teatro. Os bilhetes custam 5 Euros (adulto+criança) ou 3 Euros (bilhete individual).