Colóquio internacional “Theatre about Science: theory and practice”
Coimbra, 25-27 de novembro de 2021
www.theatreaboutscience.com
QUANDO, COMO, PORQUE, ONDE... se encontram o teatro e a ciência?
Este colóquio pretende mapear e refletir sobre as interseções entre o teatro e a ciência e promover a partilha e o ampliar do conhecimento neste campo, rastreando a evolução de tendências anteriores e identificando novos tipos de interseções.
O colóquio instiga e acolhe contribuições sobre os cruzamentos entre teatro e ciência relacionados tanto com a prática artística como com a comunicação de ciência, com o objetivo de explorar os lugares em que se encontram, e provocar discussões frutíferas no sentido de esclarecer, eventualmente, as motivações e perspetivas que são comuns e as que são diversas.
[En]
WHERE, WHEN, HOW, WHY… do theatre and science meet?
This conference intends to map and reflect upon theatre and science intersections, promoting exchange and enlarging the knowledge on the field, tracing the evolution of previous trends and identifying new types of intersections.
The conference will instigate and welcome contributions on theatre about science regarding both artistic practice and science communication, intending to explore the places where they meet (and where they don’t), eventually enlightening both common and diverse motivations and perspectives, and provoking fruitful discussions.
A charmosa aldeia de Janeiro de Cima, no concelho do Fundão, volta a ser ponto de encontro entre a criação artística contemporânea e a paisagem inspiradora das Aldeias do Xisto.
Os Mercadinhos da Margem Esquerda são uma iniciativa colaborativa e experimental, que envolve entidades sociais de Coimbra com produções agrícolas próprias.
A exposição pode ser visitada, de quarta-feira, a domingo, das 11h às 19h, com entrada livre.
“Lojas históricas de Coimbra” é o nome desta obra da autoria de Ana Filipa Fonte e Sara Reis, que através dos olhares e memórias (…)
Numa lógica de de aproximação à democracia cultural, Verão a Dois Tempos propõe um festival multidisciplinar de artes, na zona histórica da cidade,
Como complemento à exposição, no dia 17 de junho, entre as 14h30 e as 16h00, haverá uma sessão de informação com o tema “Tráfico de Seres Humanos: conhecer e agir”, aberta ao público.
Entre os dias 2 e 4 de junho, o festival assume um foco especial no cinema, com sessões no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) e no Auditório Salgado Zenha.
Ao longo de onze horas consecutivas, entre as 15h e as 02h da madrugada, o festival irá distribuir momentos únicos de convivência, arte e descoberta, com atividades pensadas para todos os públicos.
O Projecto 278 será ainda acompanhado pelo multipremiado realizador belga Ryan Le Garrec, conhecido pelas suas …
Concertos com Ricardo Ribeiro, Selma Uamusse, Jordi Savall, a maestrina Tomomi Nishimoto e outros nomes de destaque da música nacional e internacional