Os coreógrafos Jonas&Lander lançam um open call para bailarinas/os, tendo em vista a integração de três elementos no elenco da sua nova criação intitulada "Bate Fado".
A nova criação de Jonas&Lander intitula-se "Bate Fado", um espetáculo híbrido entre a dança e o concerto de música projetado para cinco bailarinos, uma fadista e três músicos. À semelhança da maioria das correntes musicais urbanas, como o Samba ou o Flamenco, também o Fado teve danças próprias. Em Lisboa, a dança que teve maior expressão foi o Fado Batido, uma dança baseada num sapateado energético e virtuoso. Em "Bate Fado", Jonas&Lander propõem-se a reinterpretar a recuperar do ato de se bater (sapatear) o Fado, onde a dança emana a qualidade de instrumento de percussão em diálogo com a voz e as guitarras. "Bate Fado" revela-se como o primeiro passo para o resgate da dança que o Fado perdeu.
Os coreógrafos Jonas&Lander lançam um open call para bailarinas/os, tendo em vista a integração de três elementos no elenco da sua nova criação intitulada "Bate Fado".
Perfil Bailarinas/os com técnica de sapateado sólida, podendo esta estar ligada ao sapateado, americano, flamenco, fandango entre outros; ou bailarinas/os com forte sentido rítmico com capacidade de aprendizagem de diferentes técnicas de dança.
O trajeto das/os bailarinas/os pode este estar ligado a danças tradicionais, contemporânea, urbanas, entre outras. A voz cantada é uma mais valia para o projeto, não sendo obrigatória esta competência.
Os interessados deverão apresentar 2 vídeos: Um solo de dança desenhado para uma das guitarradas de fado presentes neste link https://drive.google.com/drive/mobile/folders/1R2KKiSNSphuLiz8HinRFeaxKLEPL-DMU?usp=sharing. Este solo deverá ter o sapateado como fio condutor, podendo o ritmo ser ainda explorado com outras partes do corpo tais como mãos, palmas, estalidos, percussão corporal, objetos, entre outros. Deve ser dada especial atenção ao potencial coreográfico do rosto; Interpretação vocal de uma música de raiz urbana, tradicional, como por exemplo fado, tango, rancheras, música cubana, música brasileira, música cabo-verdiana, folclore português, africano ou latino-americano, entre outros.
As/os selecionadas/os serão convidadas/os a integrar um período de formação nos Estúdios Victor Cordon, em Lisboa. Durante este período de formação será selecionado o elenco de bailarinas/os da peça "Bate Fado".
Os vídeos deverão ser colocados em Google drive própria e enviado link por e-mail, juntamente com nome, nota biográfica, contacto telefónico e e-mail para sinistra@jonaslander.com, com permissão de acesso através de link. O envio de vídeos em anexo de e-mail não será considerado.
Data limite para envio de vídeos 21 agosto Data de notificação de resultados 10 setembro Período de formação/audição 21, 22, 23, 24, 25, 29, 30 setembro e 1 outubro
Período de criação 2020/ 2021 Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra 9 a 11 outubro O Espaço do Tempo 23 novembro a 5 dezembro Estúdios Victor Cordon 14 a 18 dezembro O Espaço do Tempo 5 a 12 janeiro Cine-Teatro Curvo Semedo 3 a 6 fevereiro Estúdios Victor Cordon 15 a 19 fevereiro Cine-Teatro Curvo Semedo 24 a 27 fevereiro Centro Cultural de Belém 2 a 4 março
Apresentações 2021 5 e 6 março Centro Cultural de Belém 10 abril Casa da Cultura de Ílhavo 17 abril Cine-Teatro Avenida, Castelo Branco 23 abril Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra maio Teatro Municipal do Porto
Casa de produção Associação Cultural Sinistra Coprodução Centro Cultural de Belém, Cine-Teatro Avenida, Teatro Académico de Gil Vicente, Teatro Municipal do Porto Apoio à criação Estúdios Victor Cordon/OPART Residência de coprodução O Espaço do Tempo
Conhecer um restaurante novo, convidar amigos para uma jantarada ou a cara-metade para um date, são ótimas sugestões para fugir à roda viva que são os nossos dias.
Da 3ª edição deste festival destacam-se a agenda de concertos com artistas nacionais e internacionais, jam sessions, conferências sobre “Estudos de Género e Jazz”,(…)
Vão ser três dias em que a cidade terá um Bairro de Ofícios para explorar, locais públicos por descobrir e voltar, havendo ainda a presença de algumas (…)
O TRIBO (re)abriu as portas, este fim de semana, de um dos espaços mais míticos da cidade de Coimbra, encerrado desde 2023: falamos do antigo Café Cartola, localizado no centro da Praça da República.
Lojas Históricas de Coimbra é o nome desta obra documental da autoria de Ana Filipa Fonte e de Sara Reis, as quais, através dos olhares e memórias dos diversos lojistas,(…)
Os visitantes voltam a ter a possibilidade de participar em oficinas de culinária, desta vez dedicadas à confeção de barritas de cereais, de base vegetal (…)
Um dos grandes destaques é a forte aposta na programação musical para este arranque de temporada, que inclui vários eventos na Sala Grande, além dos já habituais concertos na Tabacaria.
Conhecer um restaurante novo, convidar amigos para uma jantarada ou a cara-metade para um date, são ótimas sugestões para fugir à roda viva que são os nossos dias.