Voltar para todos os eventos

Sopa de Pedra I Concerto

  • Convento São Francisco Avenida da Guarda Inglesa Coimbra, Coimbra, 3040 Portugal (mapa)

SOPA DE PEDRA
CONCERTO
Benedita Vasques ,Inês Loubet, Inês Campos, Inês Melo, Maria Vasques, Sara Yasmine, Rita Campos Costa, Rita Sá, Mariana Gil, Teresa Campos

DATA 26 Julho
HORA 19h
LOCAL Convento São Francisco
PÚBLICO-ALVO Todos os públicos
PREÇO Geral: 10€
Especial para menores de 12 anos e maiores de 65 anos e grupos (a partir de 10 elementos): 8€


Grupo vocal feminino dedicado ao canto a capella de canções de raiz tradicional. Habituadas desde pequenas a cantar, e cada qual vinda do seu canto do Mundo, acabaram por se encontrar no Porto, em 2012, e criar este ninho onde partilham o gosto pela música tradicional portuguesa e pelas composições de cantautores portugueses que nela se inspiraram como Zeca Afonso, José Mário Branco, João Loio e Amélia Muge, cujas canções integram atualmente o repertório do grupo.
Na música tradicional portuguesa, para além da sua riqueza melódica e harmónica, atraiu-as sobretudo o facto de ela, ao traduzir o modo de viver de um povo, falando dos seus ofícios e costumes, ter o propósito intrínseco de juntar as gentes, criando um sentimento de partilha.
Desejando interpretá-la com rigor artístico, procuram avivar-lhe a frescura por meio de novas harmonizações e arranjos polifónicos que exploram a sua complexidade, riqueza e profundidade e a remetem para o contexto da música atual.
O reportório do grupo inclui sobretudo música de tradição oral das várias regiões portuguesas, estendendo-se dos cânticos mirandeses de Trás-os-Montes às baladas açorianas, das cantigas de adufeiras da Beira Baixa ao Cante alentejano. Mas também há nele lugar para músicas tradicionais de outros países, como Espanha e Israel, ou para temas originais.
Tal como no conto popular da Sopa de Pedra, a criação musical começa com uma base simples - uma pedra, uma tradição, uma melodia, um cantar - a que, ao longo do tempo, se vão adicionando novas facetas e novas vozes até surgir uma harmonia viva que, de cada vez que se canta, ou de cada vez que se junta um amigo, se reinventa.


FICHA ARTÍSTICA
CANTORAS: Benedita Vasques ,Inês Loubet, Inês Campos, Inês Melo, Maria Vasques, Sara Yasmine, Rita Campos Costa, Rita Sá, Mariana Gil, Teresa Campos. 
TÉCNICO DE SOM: Quico Serrano

Mais Informações:

https://www.facebook.com/events/2049086708744169/

 

Evento Anterior: 25 de julho
26.º CURTAS VILA DO CONDE