Voltar para todos os eventos

INEZ - RUI SOARES DA COSTA E REQUIEM - GABRIEL FAURÉ

  • Convento São Francisco (mapa)

INEZ DE CASTRO
Camões cantou os acontecimentos da tragédia de Inez de Castro nos Lusíadas, com o génio que se lhe reconhece, deixando-nos um texto poético tão belo quanto trágico e real.
Foi já em 2009 que o meu saudoso amigo Maestro Manuel Ivo Cruz, a quem postumamente a obra é dedicada, me tentou, primeiro, a escrever uma ópera, e perante a minha reticência, insistiu em que pelo menos pusesse em Música aqueles acontecimentos que tanto o fascinaram usando o texto que ele apreciava. Durante quase 4 anos se prolongou, sem pressas, a gestação e criação da obra, e assim hoje apresento uma nova versão nobre, trágica, que reflecte a minha visão e cultura dos acontecimentos passados, cantados por Camões.(...)
Rui Soares da Costa


REQUIEM 
O requiem é uma celebração fúnebre do ritual cristão, consistindo no canto de passagens bíblicas e orações referentes à entrada dos mortos nos céus. Organista e mestre de coro, Fauré conhecia profundamente o contexto religioso parisiense, e o Requiem Op. 48 é a sua proposta para a renovação da música litúrgica que se praticava em França no final do século XIX. Nesta obra apostou numa grande simplicidade de escrita, numa época em que se compunha preferencialmente para orquestras de grandes dimensões e com enorme influência estética oriunda do mundo Germânico. Em inúmeros momentos dispensou a intervenção dos violinos e dos sopros a fim de favorecer uma atmosfera intimista. É sem dúvida um dos requiems mais originais, dado o contexto e época de escrita, da História da Música.

Estreado em 1888, na ocasião com somente cinco andamentos, mais tarde Fauré acrescentou-lhe outros dois. No que respeita às palavras, os textos bíblicos foram tomados com grande liberdade, alguns deles reduzidos, e outros anulados, não correspondendo ao formato convencional. Entre o Kyrie e o Ofertório é omitida uma sequência, acontecendo o mesmo com o Benedictus, após o Sanctus. Por sua vez, a Comunhão é agregada ao Agnus Dei. Do primeiro ao último compasso apresentando um ambiente contemplativo e soleníssimo, é audível alguma influência melódcia do cantochão, dialogando com alguma preferência estilística do próprio Fauré pelas tendências impressionistas da época.
Jan Wierzba

FICHA ARTÍSTICA

Orquestra Clássica do Centro
Coral de Letras da Universidade do Porto
Maestro do coro José Luís Borges Coelho

Marina Pacheco, soprano
José Corvelo, barítono
Direção musical: Jan Wierzba

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Bilheteira do Convento São Francisco
Horário de Funcionamento: diariamente entre as 15h00 e as 20h00
Telefone: 239 857 191
Email: bilheteira@coimbraconvento.pt

PREÇOS

Bilhete geral: 10€

Bilhete estudantes; =/> 65 anos; grupos =/> 10 pessoas: 8€

Evento Anterior: 20 de outubro
Apresentação do livro "O secador de livros"
Evento Posterior: 26 de outubro
I Academia Europa | Lousã