"O Avô tem uma borracha na cabeça"
de Companhia Certa
+INFO
Teatro Académico de Gil Vicente | Coimbra
17 de janeiro de 2026 | 16h00
Classificação etária | 3+
Duração | 50m
Bilhetes | brevemente
O que fazer quando alguém de quem gostamos nos começa a esquecer? Esta é a história da amizade entre um avô que lentamente vai perdendo as memórias e o neto inventor que se dedica a descobrir uma cura. Através da sensibilidade de uma criança, chega-nos a lição mais importante: o amor é mais forte do que o esquecimento.
Com texto de Rui Zink, esta criação traz à cena a complexidade das relações familiares diante das adversidades do esquecimento e da demência. Este trabalho artístico mergulha no universo dos sentimentos e desafios enfrentados pelas famílias que convivem com idosos acometidos por condições como a “doença de alzheimer” e outras demências, destacando como a arte, e mais especificamente o teatro, pode ser um meio poderoso para favorecer o diálogo e a empatia.
A história explora a dor da perda gradual da memória, uma realidade que afeta cerca de 200 mil famílias em Portugal, abordando o delicado tema das demências em particular da “Doença de Alzheimer”, chamada frequentemente de "Doença do Século", destacando a sua natureza complexa e incurável, que não apenas transforma a vida dos pacientes, mas também a dos seus familiares.
Esta criação ilustra a importância de abordar esses temas de maneira aberta e sensível. A narrativa de Rui Zink, rica em emoção e simplicidade, serve como uma ferramenta vital, demonstrando que a ficção é um caminho eficaz para enfrentar e compreender duras realidades. O texto é garantia de irreverência e humor, de um estilo acessível e direto, com uma perspetiva crítica em torno do tema e de uma enorme empatia e humanidade.