ESEnfC organiza “Mercadinho de Natal Solidário” para ajudar estudantes mais carenciados

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) vai organizar, entre os dias 4 e 7 de dezembro, o “Mercadinho de Natal Solidário ESEnfC”, com o objetivo de apoiar os estudantes mais carenciados.

Através da venda, a preços simbólicos, de um conjunto diversificado de bens doados por colaboradores – livros, discos ou CDs, roupa e calçado em bom estado, bijuteria, objetos decorativos, decorações de Natal, velas, sabonetes, saquinhos de tecido, marcadores de livros, doces/compotas, ou biscoitos, foram algumas das sugestões deixadas –, a receita resultante desta ação será entregue ao Fundo Solidário da ESEnfC, destinado a ajudar estudantes com necessidades pontuais de apoio económico.

De acordo com o Gabinete de Apoio ao Voluntariado (GAV) da ESEnfC, promotor desta iniciativa, também a comunidade envolvente pode colaborar, ou mediante a doação de objetos e produtos (até dia 30 de novembro, às 14h00), ou visitando a escola para aquisição de alguns dos bens à venda nos dias da realização do “Mercadinho de Natal Solidário ESEnfC”: 4 e 5 de dezembro no Polo A (Avenida Bissaya Barreto, em Santo António dos Olivais), e 6 e 7 no Polo B (Rua 5 de Outubro, em São Martinho do Bispo).

O “Mercadinho de Natal Solidário ESEnfC” surge na sequência da “Feira do Livro Solidária - um livro por um bem alimentar”, realizada pelo GAV em outubro de 2023, cujos proventos foram também distribuídos por estudantes da instituição.

 

Mais uma oportunidade para promover a sustentabilidade, a economia circular e a solidariedade com quem precisa

«Esta será, sem dúvida, mais uma oportunidade de se promover a sustentabilidade e a economia circular, de sermos solidários com quem precisa e de nos unirmos por uma causa comum», afirmam os membros do GAV/ESEnfC, que é coordenado pela professora Marina Montezuma.

Colaboram no “Mercadinho de Natal Solidário ESEnfC”, além do GAV, três outras estruturas da instituição: o projeto Eco-Escolas, o Gabinete de Empreendedorismo e o projeto Convidas, que visa conciliar a vida profissional com a vida familiar em espaços de convívio, conhecimento e bem-estar.

«Promover a prática do voluntariado junto da comunidade educativa, como exercício de responsabilidade social e de cidadania ativa, para uma sociedade mais justa e equitativa», é a missão do GAV/ESEnfC.

Inserida na Unidade de Extensão - Prestação de Serviços à Comunidade, da ESEnfC, esta estrutura visa, entre outros propósitos, promover, apoiar e dinamizar iniciativas de voluntariado no seio da instituição e na comunidade mais abrangente, incentivando o desenvolvimento de ideias e de projetos nas áreas social, da saúde e da educação, mas também ao nível científico, cultural, ambiental, desportivo, lúdico e de bem-estar animal.

A ESEnfC é membro de várias entidades vocacionadas para o voluntariado e para a participação cívica dos cidadãos, como a Academia de Líderes UBUNTU, o Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior (ORSIES), a plataforma Transforma Portugal e a Rede de Voluntariado no Ensino Superior.

A ESEnfC tem, também, parcerias com a Associação Integrar, com o Banco Alimentar contra a Fome, com o Fundo Solidário NEXT (Instituto Universitário Justiça e Paz) e com a Cáritas.

A ESEnfC é uma das instituições de ensino superior que ostentam o Selo de Qualidade Academia Voluntária, atribuído pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) a entidades que implementaram e impulsionaram políticas de promoção ativa do voluntariado.

COIMBRAEXPLOREComentário