Venha connosco numa viagem por 10 locais imperdíveis perto de Coimbra. 

O ano está a terminar mas ainda há tempo para uns passeios para explorar e conhecer sítios novos, alguns deles uma ótima sugestão para um programa Natalício. 


Venha connosco numa viagem por 10 locais imperdíveis perto de Coimbra. 


E já que o tempo é de Natal começamos a nossa viagem pelo Castelo Mágico em Montemor-o-velho. De 1 a 31 de Dezembros todas as quintas, sextas, sábados, domingos e feriados, excepto dias 25 e 28, o Castelo de Montemor é palco de muita magia. Por lá não falta animação para miúdos e graúdos: espetáculos, neve, pista de gelo, insufláveis, exposições, passeios de comboio, carrosséis, passeios equestres e, claro, a casa do Pai Natal. Temos a certeza que este é um plano que vai encher as medidas de toda a família. 


E de um programa de Natal saltamos já para outro. O Penela Presépio já dispensa apresentações mas a verdade é que este ano tem uma nova abordagem muito mais focada na tecnologia. Quem visitar Penela de 8 de Dezembro a 7 de Janeiro de 2024 vai encontrar um mundo mágico que pretende recriar quadros representativos do presépio tradicional português. O programa não está tão centrado no Castelo de Penela mas sim por vários locais. Por exemplo, os visitantes terão oportunidade de ver um Presépio animado no Pavilhão Multiusos de Penela, uma experiência imersiva à escala real, recriada com cenários, projeções e hologramas. Também no Mercado da Vila do Espinhal está exposto o Presépio Tradicional do Espinhal, feito por artesãos locais. Uma obra de arte que recria as gentes, o património histórico e paisagístico da Freguesia do Espinhal. Fazem ainda parte do programa Penela Presépio o Presépio Tradicional da Cumeeira, Podentes e Rabaçal. 


As nossas próximas duas sugestões estão interligadas. Falamos do Museu PO.RO.S Portugal Romano em Sicó e das ruínas de Conimbriga. O museu PO.RO.S é um “projeto cultural que faz parte da rota da romanização composta pelos concelhos de Condeixa, Penela, Ansião Alvaiázere e Tomar. Enquanto espaço multimédia e virtual funciona em articulação com Conimbriga.” No PO.RO.S somos convidados a fazer uma viagem à presença romana em terras de Sicó. Através de achados arqueológicos e da ajuda da tecnologia é como se mergulhássemos na história diretamente para a época do império romano. E nesta viagem pelo império romano não podemos deixar de lhe sugerir uma visita às ruínas de Conimbriga, também em Condeixa-a-Nova. Pois é aqui que temos um dos principais vestígios romanos em Portugal. Os arqueólogos acreditam que Conímbriga é uma das maiores localidades romanas conhecidas em Portugal e na Península Ibérica. 

E de um museu saltamos para a programação do Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz para este final do ano. E aqui as opções são muitas e variadas. Temos o Luís de Matos com o espetáculo “Impossível – Ao vivo” nos dias 14, 15, 16 e 17 de Dezembro. A peça de Teatro “Feliz Aniversário” do João Baião também vai estar em cena nos dias 29 e 30 de Dezembro. Ou pode optar por assistir ao Concerto de Natal da Orquestra Clássica do Centro no dia 23 de Dezembro. É só escolher o programa que mais lhe agradar. 


A nossa sexta sugestão é já um ex-libris no Centro de Portugal, falamos, claro, nas Aldeias de Xisto, onde vai “descobrir um mundo novo que remonta à pré-história, recuperado e proporcionando locais de interesse naturais e patrimoniais, lugares onde apetece passear, fotografar, respirar o ar puro da Serra, mergulhar nas praias fluviais…” (Turismo do Centro) São 27 as aldeias de Xisto para descobrir no centro de Portugal. A nossa sugestão é que pegue no mapa e escolha por qual quer começar porque garantimos que são todas imperdíveis. 


E se o que apetece ao leitor neste final de ano é fazer trilhos e passeios na natureza esta sugestão é mesmo o que andava à procura. Os Passadiços do Cerro da Candosa, em Góis “percorrem um dos lugares mais enigmáticos de Vila Nova de Ceira”. Com cerca de 600 metros de extensão e 450 degraus proporcionam uma vista privilegiada para as fragas quartzíticas onde se ergue a Capela da Senhora da Candosa. 


E continuamos no meio da natureza e dos trilhos com mais uma sugestão. As Fragas de São Simão, nas margens da Ribeira de Alge onde há um percurso que liga os miradouros das Fragas de São Simão e da Ermida de São Simão é um passeio que o vai deixar maravilhado com tanta beleza e tão perto de Coimbra. Há ainda um bónus neste passeio, passa pela Aldeia do Xisto de Casal de São Simão. Acredite em nós, este passeio entre fragas e penedos é imperdível. 


E pronto, faltam apenas duas sugestões para completarmos o nosso lote de 10 programas imperdíveis para encerrar bem 2023. E vamos continuar no meio da natureza. 


A 30 minutos de Coimbra há um verdadeiro tesouro da natureza, as Buracas do Casmilo. Abrigos rochosos dispostos no Vale dos Covões, na pequena localidade de Casmilo que se destacam graças à sua formação geológica singular. As Buracas do Casmilo são o que resta de uma enorme gruta que existia no interior do monte. Esta é uma zona muito procurada para caminhadas, escalada, montanhismo e rappel. 


E chegámos ao fim da nossa lista mas vamos encerrar com chave de ouro… E que tal terminar o ano com um belo passeio pela Serra do Bussaco? Aqui as opções também são muitas e todas imperdíveis. O Palácio, a Mata Nacional do Bussaco que alberga espécies de todo o mundo, Ermidas, o Miradouro da Cruz Alta, o Convento de Santa Cruz… Não vai conseguir ficar indiferente a tanta beleza. 


E pronto, as sugestões estão dadas e só nos resta desejar-lhe bons passeios.

COIMBRAEXPLOREComentário