Exposição “Sentir os Tempos'' com 15 obras doadas de 15 artistas plásticos
- A Previdência Portuguesa 5 Rua Doutor Manuel Rodrigues Coimbra, Coimbra, 3000-229 Portugal (mapa)
A Casa da Mutualidade recebe a exposição “Sentir os Tempos'' com 15 obras doadas de 15 artistas plásticos.
//Artistas: José Manuel Pedrosa, Alda Belo, Lucy Costa, Helena Roso, Tiago Ferreira, Agostinho Ribeiro, Joaquim Baptista, Abílio Marcos, Maria Guia Pimpão, Luís Godinho, António Agante, Esmeraldina, Sílvia Peça, Sérgio Azevedo e Kim Molinero
// Curadoria: A Previdência Portuguesa
> Entrada Livre
> Seg. a Sex. | 9h00 - 12h20 | 14h00 - 18h30
Os tempos que vivemos é o mote da exposição que ilustra algo nunca vivido, e que talvez fosse uma utopia para muitos.
Com diferentes linguagens e técnicas plásticas, com abordagens mais figurativas e/ou abstratas, pretende ser uma reflexão do sentir e da perceção do tempo durante este período Pandémico.
Distinta em três sequências de tempos, considera a primeira, a do desconhecimento, da proximidade proibida, da reclusão de nós mesmos enquanto indivíduos e grupo, da ausência, da perda, do medo e da fé. A segunda sequência é da dissipação da confusão, reflexão sobre a aceitação, a adaptação e transformação das emoções. A terceira é a da humanidade, da esperança, da coragem, da capacidade de amar, da liberdade, da contemplação, da importância do mundo natural, da compaixão, do altruísmo e resiliência.
A Casa da Mutualidade – Galeria de Arte e Centro de Mutualismo é o espaço polivalente d’ A Previdência Portuguesa no qual a Instituição promove e acolhe a realização de eventos de índole associativa, cultural e mutualista. “É no Dar que se Recebe” é o lema d’ A Previdência Portuguesa, fundada em 1929.
A exposição está organizada em três núcleos temáticos: “Vida da Rainha”, “Vontade da Rainha” e “Coimbra da Rainha”.
A mostra, de entrada gratuita, pode, depois, ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h30 às13h00 e das 14h00 às 16h30.
O projeto faz parte da programação do festival Linha de Fuga, em Coimbra, e tem a colaboração de Carlota Lagido.
A exposição “Elementos de Arquitetura Romana”, promovida pelo Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Coimbra, está patente no átrio dos Paços do Concelho.
Com entrada livre, a exposição é uma iniciativa conjunta da Comissão Comemorativa dos 50 anos 25 de Abril e da Assembleia da República.
A Galeria Almedina, no Museu Municipal de Coimbra, inaugura esta sexta-feira, dia 28 de novembro, às 15h30, a exposição “Cores de um povo… nos ecos das antigas vozes”, da artista Bárbara Silva.
“Sair da Casca”, de TAUXUNGO (André Silva), inaugura no dia 12 de dezembro, às 18h00, e apresenta um conjunto de obras que refletem a mudança, o afastamento e a saudade (…)