Sinopse do Concerto
Este concerto, integrado na programação cultural da exposição do Livro do Apocalipse de Lorvão, apresenta um percurso pela música para tecla entre os séculos XVI e XVIII, explorando diferentes tradições e estilos que marcaram o panorama europeu. Do esplendor da escola ibérica à sofisticação contrapontística do repertório flamengo e alemão, passando pelo refinamento melódico do período barroco, a seleção de obras revela a riqueza expressiva e a diversidade estilística deste repertório.
Entre momentos de solenidade e introspecção, passagens de delicada sensibilidade e contrastes rítmicos e harmónicos, o programa propõe uma viagem sonora que reflete a evolução da escrita para tecla ao longo de mais de dois séculos.
Um concerto que convida à descoberta das cores, texturas e emoções que definiram a música deste período.
Entradas: livres
Produção: Divisão de Turismo e Cultura do Município de Penacova
Informações: cultura@cm-penacova.pt
______________________
Mais sobre o organista:
PAULO BERNARDINO é professor, investigador, maestro, compositor, organista e pianista. Doutorado em Direção Coral e de Orquestra pela Universidade de Aveiro (2021), possui uma Pós-Graduação em Estudos Avançados em Polifonia pela ESMAE – Porto (2023). É também licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade de Coimbra (1998) e em Música Sacra pela Universidade Católica Portuguesa – Porto (2003). Como autor e compositor, é representado pela Imprensa da UC, pela editora MPmp e pelas revistas Salicus e STELLA.
Atualmente, é maestro e diretor artístico do Grupo Coral de Urrô (Arouca), do Coral Stella Maris (Anadia), do Coro APRe! (Coimbra) e do Coro da SRCOM (Coimbra), tendo fundado, entre outros, o Manuel Faria Ensemble (Coimbra).
Ao longo da sua carreira docente, lecionou nas áreas de análise e composição, direção coral e de orquestra, musicologia, formação musical, acústica, piano, acordeão e órgão em várias instituições de ensino, tais como a EDMS de Coimbra (1994-2021), a UCP-Porto (2003-2008), a FLUC (2005-2010), o Instituto Piaget (2008-2013) e a ESEC (2014/15). Atualmente, é docente de “Técnicas de Direção Coral e Instrumental” e de “Leitura de Partituras Orquestrais” na Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART – Castelo Branco).
Desde janeiro de 2018, colabora com a Paróquia de Espinho num projeto de renovação da música litúrgica e sacra, sendo responsável, entre outras iniciativas, pela criação do coro infantojuvenil Schola Cantorum Stella Maris. Organista da Sé Catedral de Coimbra desde 1994, foi nomeado organista titular em 2002, função que acumula, desde 2007, na Capela da Universidade de Coimbra e, desde janeiro de 2023, no Mosteiro de Santa Maria de Arouca.
Com mais de uma dezena de trabalhos discográficos, tem realizado concertos a nível nacional e internacional. Para além da sua atividade regular, apresenta-se também como acordeonista e sanfonineiro.