Canção de Coimbra com Luanda Cozetti em Góis

Canção de Coimbra com Luanda Cozetti em 'À Volta do Fado'

Espetáculo é promovido pelo programa ‘Coimbra Região de Cultura’. A entrada é gratuita.

'Luanda Cozetti' é a próxima iniciativa do ciclo 'À Volta do Fado', a realizar-se no dia 24 de novembro, sábado, pelas 21h30, na Casa da Cultura de Góis. Promovido pelo programa 'Coimbra Região de Cultura', é um espetáculo que integra temas da Canção de Coimbra com a participação da cantora brasileira Luanda Cozetti, tendo como base o repertório de Zeca Afonso. Participam ainda os músicos Luís Ferreirinha, Ricardo Dias e Bernardo Couto. A entrada é gratuita.

Luanda Cozetti é referida numa música de Zeca Afonso, num dos versos de “Alípio de Freitas”, de quem Luanda Cozetti é filha [“Baía de Guanabara / Santa Cruz na fortaleza / Está preso Alípio de Freitas / Homem de grande firmeza / Em Maio de mil setenta / Numa casa clandestina / Com companheira e a filha / Caiu nas garras da CIA”].

Luanda Cozetti iniciou a sua carreira no Brasil, depois de ter estado exilada em África entre os nove e os 15 anos. Em 2005 mudou-se para Portugal. O público português conhece-a sobretudo das participações em discos como "1970", de JP Simões, onde canta em dueto “Se por acaso me vires por aí”, ou do tema "Quanto Menos Esperas", com Sir Scratch, da banda sonora do filme "Esperança está onde menos se espera" de Joaquim Leitão.

Também é conhecida por ser a voz dos “Couple Coffee” que, em 2007, lançaram o disco “Co’as Tamanquinhas do Zeca", um tributo “tropical” a Zeca Afonso. Luanda Cozetti integra ainda o projeto "Rua da Saudade", uma homenagem ao poeta José Carlos Ary dos Santos com as cantoras Viviane, Mafalda Arnauth e Susana Félix.

'À Volta do Fado' é uma das propostas artísticas do projeto 'Coimbra Região de Cultura' que, até abril de 2019, vai percorrer 19 municípios da Região Centro com uma programação que cruza o Fado e a Canção de Coimbra com diversas artes, saberes e sabores da cultura nacional, como a pintura, poesia, cinema, gastronomia, dança, entre outras.

Pretendendo homenagear o legado do Fado e da Canção de Coimbra como património imaterial único e fortalecer a sua conexão com os territórios, o ciclo 'À Volta do Fado' abrange ainda eventos como 'Fado Iluminado' (22 de dezembro, Tábua), ‘A madeira que se fez guitarra' (Vila Nova de Poiares), 'Adega da Canção' (Mealhada), 'Guitarra Chillout' (Pampilhosa da Serra) ou 'A Guitarra no Circo' (Lousã).

'Coimbra Região de Cultura' é uma rede de programação patrimonial e cultural que está a implementar mais de 150 iniciativas,  sempre com entrada livre, nos 19 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

Teatro, música e dança são algumas das artes que se cruzam nesta rede de iniciativas pluridisciplinares que integra espaços patrimoniais, museológicos, centros históricos e recintos culturais, promovendo a valorização turística dos bens patrimoniais da Região.

'Coimbra Região de Cultura' é cofinanciado pelo CENTRO 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).