"A Grande Emissão do Mundo Português" é a nova produção d`O Teatrão

É já a partir de 21 de dezembro que  o Teatrão apresenta o segundo capítulo da Casa Portuguesa – o conjunto de produções, debates e estudos que a companhia produz atualmente sobre o Estado Novo. Trata-se de A Grande Emissão do Mundo Português, um espetáculo construído a partir do papel que a  Emissora Nacional desempenhou na difusão da ideologia do regime.

Neste programa de rádio que acompanha as transformações socioculturais do país, operadas institucionalmente, cinco trabalhadores da Emissora Nacional levam a cabo uma emissão que dura 21 anos. Para o espetador o tempo é diferente e está condensado numa hora e meia de diálogos radiofónicos, correios sentimentais, momentos musicais gravados ao vivo com as vedetas da Emissora, e muitas outras atrações para alegrar o dia dos ouvintes.


Depositando particular atenção no período em que António Ferro assume a direção da estação, a Grande Emissão do Mundo Português é um café-teatro que, para além de permitir uma relação de proximidade com o público, aborda as estratégias de “encenação” do regime, assentes na política do espírito de Ferro. Esta abordagem procura, claro está, um diálogo crítico com a atualidade, com a sedução observada por discursos populistas veiculados através das redes sociais.


Este vislumbre por trás da fechadura – ou da porta do estúdio – permite-nos olhar para a magia da rádio e para uma produção que integrou uma equipa competente e eclética de investigadores, músicos e criadores que possibilitaram, entre outras coisas, uma completa transformação do espaço onde acontece este direto radiofónico, que passou a replicar um estúdio dos anos 40. 


Uma vez por semana, A Grande Emissão do Mundo Português será interpretada em Língua Gestual Portuguesa, numa parceria com a Escola Superior de Educação de Coimbra. O espetáculo surge ainda acompanhado por uma série de atividades paralelas – a acontecer em janeiro –, começando pela conversa “Os dias da rádio”, entre os investigadores Manuel Deniz e Pedro Moreira Russo e Rui Pêgo, diretor da Antena 1, e terminando com a projeção do filme “Eu Salazar”, realizado por João Vladimiro no âmbito da produção com o mesmo nome.

Fotos: Carlos Gomes

AGEMP (Fotografia de Carlos Gomes) 1.jpg

A Grande Emissão do Mundo Português

21 de dezembro a 20 de janeiro
Qua-Sáb 21h30 | Dom 18h

Entrada: 4 a 10€

COIMBRAEXPLORETeatrão