Voltar para Todos os Eventos

André Gago e a Beat Hotel Band no Convento São Francisco

BEAT HOTEL - ANDRÉ GAGO AND THE BEAT HOTEL BAND

Antiga Igreja- CONVENTO SÃO FRANCISCO

No âmbito do ciclo “Somos Livres” André Gago e a Beat Hotel Band trazem a poesia da Beat Generation à Antiga Igreja do Convento São Francisco.
 
” A Beat Generation é o nome pelo qual ficou conhecida uma geração de poetas que emergiu na cena literária norte-americana no pós-guerra, em meados da década de 50. Com uma poesia livre do
cânone, próxima do coloquial e do dia-a-dia, os beat chocaram a América pela rutura que representavam em relação ao artificialismo do american way of life. Com um famoso processo em tribunal por acusação de obscenidade, o poema Uivo, de Allen Ginsberg, ajudou a projetar este grupo para a ribalta. A descrição da vida torturada dos jovens desta geração, o gosto pela aventura e pela vagamundagem, as experiências com drogas e as críticas ao academismo e à voragem da autodestruição tecnológica — num mundo sob a ameaça do conflito nuclear, depois de a bomba ser utilizada pela primeira vez em Hiroshima e Nagasaki —, são elementos vitais desta gesta poética que abriu caminho para as gerações seguintes e que, mesmo que disso não nos apercebamos de forma consciente, mudou as nossas vidas.

PROMOTOR

MUNICÍPIO DE COIMBRA

Evento Anterior: 17 de maio
THE GIFT PRIMAVERA/VERÃO 2019
Evento Posterior: 24 de maio
ANTÓNIO ZAMBUJO - DO AVESSO