Open Call RAMPA.3
Audição para jovens bailarinas/os e intérpretes na área da dança.
Numa lógica de continuidade e estratégica na área da dança em Coimbra é lançada a quarta edição do projeto RAMPA, integrada no Abril Dança Coimbra. O RAMPA.3 é um projeto de criação e formação artística e direcionado a jovens intérpretes na área da dança. Esta edição vai contar com a direção do coreógrafo Benvindo Fonseca.
Benvindo Fonseca estudou no Conservatório Nacional de Lisboa, na Escola da Fundação Gulbenkian e em Nova Iorque, Londres e Paris. Atuou como solista no Grupo Sétima Posição, na Companhia de Dança de Lisboa e no Ballet Gulbenkian, onde ocupou a posição de bailarino principal. Durante sua carreira, trabalhou com coreógrafos renomados como Mats Ek, Jirí Kylián, Hans Van Manen,Ohad Naharin, Itzik Galili, Vasco Wellenkamp, Olga Roriz, Paul Taylor, Christopher Bruce, Nacho Duato, entre outros.
Foi cofundador e Diretor Artístico/Coreógrafo do Ballet Contemporâneo de Lisboa, onde criou “Uma Noite com Ella Fitzgerald”. Também coreografou para o Ballet im Revir “Dawn of Announced” com a música de Beethoven e “O Quebra-nozes” com música do Tchaikovsky. Também crio obras para o Teatro Hildesheim (Alemanha), e para a Companhia Ursula Lopez (Espanha). Como diretor do Ballet Contemporâneo de Lisboa, criou, além de “Ella”, o bailado Callas (inspirado em Maria Callas) e, com o Grupo Madredeus, dançou “O Povo que Lava no Rio” para Amália Rodrigues. Além disso, interpretou a “Dança Árabe de Tchaikovsky” ao lado da pianista Maria João Pires. Em 2024, criou “O Pulso da Terra” para a Beijing Dance Academy.
Benvindo também coreografou espetáculos para o Teatro D. Maria II, o Ballet Gulbenkian e a Companhia de Bailado Contemporâneo. Suas obras foram apresentadas em diversos países, incluindo Espanha, Itália, Alemanha, EUA, Cuba, Brasil, Grécia, Polônia, Argentina, República Dominicana e México. Ele participa regularmente do Festival Contemporâneo Iberiano (Querétaro, México).
Entre os diversos prêmios que recebeu, destacam-se: Prêmio Criatividade Jovem das Nações Unidas (1993), sendo nomeado embaixador honorário da instituição; Prêmio de Realização de Carreira da Associação Primo-Canto (2002); Prêmio de Mérito pela Carreira, concedido pela Câmara Municipal de Oeiras e pela Revista Dança (2009); e o Prêmio pelo Projeto Coreográfico “Ciranda”, também pela Câmara Municipal de Oeiras (2010). Foi homenageado na Gala de Estrellas, em Santo Domingo, República Dominicana (2012), e celebrou seus 30 anos de carreira durante a Quinzena de Dança de Almada, concluindo sua trilogia com as peças “Edzer”, “Casa do Rio” e “Muito Chão” (2013).
Candidatura
Para se inscreverem para a audição, os candidatos deverão enviar e-mail até ao dia 11 de janeiro, com indicação do nome, endereço de e-mail, idade, contacto e CV, para o endereço eletrónico abrildancacoimbra@gmail.com
Audição
A audição vai decorrer no dia 17 de janeiro das 10h00 às 18h00, no Convento São Francisco.
Destinatários
Pessoas entre os 14 e os 25 anos.
Informações
Bilheteira: 239 857 191
bilheteira@coimbraconvento.pt