A canção “Canto dos Torna-Viagem”, de José Mário Branco, interpela as grandes narrativas coloniais que ainda sustentam a identidade nacional portuguesa, a partir do símbolo da viagem de descoberta. A provocação é forte e incisiva no sentido de fazer as contas de uma “Pátria Moratória” que foi deixando “Desperdícios coloniais” entre os seus, e onde chegou e dominou. É preciso, pois, inverter a perspetiva sobre a história e tentar “ver a coisa/do ponto de vista de quem não chegou”, de quem já estava nas colónias, dos que já cá estão, ou de cá são, sem que a “Pátria imaginária” os reconheça, na sua “consistência vária”. Este amplo programa insere-se, assim, nos debates atuais sobre memória colonial, o racismo, e coloca em destaque as vozes artísticas negras, africanas e afrodescendentes em Portugal, de várias gerações. Inclui performances, exposições, filmes, debates, literatura, música, workshops e ações socioeducativas, culminando na peça “Aurora Negra”.
curadoria Catarina Martins (FLUC/CES)
coprodução Teatro Académico de Gil Vicente, A Escola da Noite
parceria Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), Casa da Esquina, Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Doutoramento em Estudos Feministas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Projeto CROME (CES)
De 29 de novembro a 6 de janeiro, o Portugal dos Pequenitos transforma-se num verdadeiro mundo de magia natalícia, (…)
Faz temporada na OMT de 27 de dezembro a 24 de janeiro com espetáculos fim de semana para público geral e, durante toda a semana, para escolas.
A noite de 31 de dezembro inicia-se com Richie Campbell e culmina num espetáculo piromusical e multimédia, seguindo-se Sétima Legião e DJ Olga Zanova.
Em 2026, a eleição da Beleza como tema da XXVIII Semana Cultural da Universidade de Coimbra adquire um significado muito particular
Em 2026, o Be Insight acontece nos dias 10 e 11 de abril, no Convento São Francisco em Coimbra.
Coimbra BD já tem novas datas para regressar ao Convento São Francisco, entre 24 e 26 de abril de 2026.
Prometido é devido. Joana Marques vai finalmente falar sobre tudo o que aconteceu ao longo do último ano EM SEDE PRÓPRIA, no Convento São Francisco, em Coimbra.
De 22 a 30 de maio de 2026, Coimbra volta a vestir-se de tradição, música e emoção para celebrar uma das maiores festas académicas do país: a Queima das Fitas.
De 10 a 12 de julho de 2026, a Praia do Relógio, na Figueira da Foz, volta a transformar-se no palco do sonho: três dias de música eletrónica com os maiores DJs do mundo,
No dia 17 de julho de 2026, o lendário músico Sting atua em Portugal num concerto único na Praia do Relógio, na Figueira da Foz, integrado na sua digressão mundial “STING 3.0”.
O concerto assinala o regresso de Lewis Capaldi aos palcos após dois anos de pausa devido à síndrome de Tourette e integra a digressão internacional do seu novo EP “Survive”, lançado este mês.
A EXPOFACIC 2026 chega a Cantanhede de 30 de julho a 9 de agosto, trazendo de volta a energia única daquele que é um dos maiores eventos do verão em Portugal.
O Festival Política regressa ao Convento São Francisco em 2026, entre 12 e 14 de novembro, numa edição dedicada à Constituição da República Portuguesa.