Num diálogo com a exposição Fragmentos de "En una Casa", integrada no projeto Marquise, a Casa da Esquina, o Graal e a Akto organizam um ciclo de conversas sobre o trabalho doméstico e do cuidado em Portugal, tal como nos retrata a exposição.
Durante o mês de novembro, estas conversas serão protagonizadas por 3 mulheres estudiosas do tema em 3 sessões que ajudarão a compreender a história do trabalho doméstico e das pessoas que o realizam em Portugal, antes e depois do 25 de abril.
Dia 06 de novembro Inês Brasão traz-nos "Trabalho doméstico: dominação e resistência nas memórias de antigas “criadas”", a partir do seu livro "O Tempo das Criadas".
Dia 14 de novembro, Elsa Nogueira fala-nos sobre "A Resistência das Trabalhadoras Domésticas", uma conversa acerca da luta das trabalhadoras domésticas pela dignificação do serviço doméstico em Portugal.
Já no dia 20 de novembro, o ciclo fecha com Godlieve Meersschaert e "A Identidade das Empregadas Domésticas em Portugal" que apresenta a sua experiência com o seu livro «Alguns contributos para o estudo da identidade das empregadas domésticas em Portugal» um testemunho direto, sem retoques, e que reflete o espírito do tempo, dos dias vividos apaixonadamente ao lado de mulheres que tomaram nas mãos a luta pela mudança da sua vida e do seu futuro.
Todas as conversas têm lugar às 18h30 na Rua Aires de Campos nº6, em Coimbra e a entrada é gratuita.