Eu Salazar - Filme na Oficina Municipal do Teatro em Coimbra
- Oficina Municipal de Teatro Coimbra (mapa)
Realização: João Vladimiro
Tabacaria Oficina Municipal do Teatro
20 e 27 setembro
Domingo | 17h
Deste lado do projeto, a câmara acompanhou o processo de um ator em direção à sua personagem e, sobre isso, duas pessoas a tentarem encontrar o seu próprio discurso sobre uma época, um regime e o homem à frente desse regime, neste caso a persona-gem da peça “Eu Salazar”. Drº Oliveira Salazar, “Ti-ti” pra uns, “Toninho” para outros e sr Dr. para a maioria; quem foi este homem?
Pegando na narrativa do sacrifício, o Ricardo lembrou-se de fazer caminhadas entre os locais significativos do percurso identitário desta personagem. Saímos de casa, e fomos de transportes em direção ao Vimieiro, daí a pé até Viseu; passamos por Coimbra, e acabamos em Lisboa, mais concretamente no Forte de S. João do Estoril.
Eu fui gravando conversas informais de fim de dia de trabalho ou desabafos estilo Big Brother, que fomos tendo ao longo do processo para ajudar a construir este objeto. Filmamos muito. Será um filme? Na minha opinião temos material para uma série, mas não sei se passa no lápis azul da televisão?! Estaremos prontos para largar esta figura?
JOÃO VLADIMIRO
Informações e reservas:
T: 239 714 013 | 912 511 302 | info@oteatrao.com
São filmes que falam de identidade, colonialismo e pertença, de violência e cuidado, de sonhos e assombrações, de corpos que resistem e reinventam o seu lugar.
Um gesto de reconhecimento e reparação para todas as mulheres que fazem o cinema existir, muitas vezes sem serem vistas.
A Feira de Artesanato Urbano regressa este sábado, 8 de novembro, à Praça do Comércio, entre as 9h00 e as 18h00, com 41 expositores e uma programação de música e folclore ao longo do dia.
Explore Coimbra no Outono com este roteiro imperdível: aldeias de xisto, castelos, trilhos dourados, jardins e paisagens únicas para viver a estação mais bonita do ano. Descubra tudo aqui!
O Teatro do Bigode apresenta o espetáculo “A Flor e o Gnomo”, um musical infantil que promete encantar o público com uma história repleta de emoção, música e fantasia.
Entre cultura, gastronomia, natureza e pequenos prazeres do dia a dia, deixamos-te 30 experiências imperdíveis para fechar 2025 em grande.
Aberta todos os dias das 8h às 21h, a Maria Joana serve pequeno-almoço, brunch, almoço e lanche, com cozinha em funcionamento contínuo.
Depois de Guimarães, Porto e Lisboa, chegou agora à cidade dos estudantes com uma proposta clara: poupar sem abdicar da qualidade.
Há rotinas que são boas o ano inteiro mas que sabem melhor numa ou outra época do ano. E ler, para nós, é um desses casos.
O evento reúne 18 expositores ligados às artes e ofícios tradicionais, com demonstrações ao vivo que permitem acompanhar as várias fases de criação de uma peça artesanal.